Em torno de 500 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul — Campus Sertão, na região Norte, protestam desde as 5h desta quinta-feira (18) em frente aos portões da instituição. Eles são contrários à greve nacional das universidades e institutos federais.
Os alunos bloqueiam a entrada do IF, na RS-135, a cerca de 30 quilômetros de Passo Fundo. A Brigada Militar acompanha a manifestação, que é pacífica. Os servidores da instituição devem realizar assembleia nesta tarde para discutir o cenário da paralisação, mas segundo a seção sindical do IF, não está na pauta uma convocação para a greve.
De acordo com um dos estudantes, Matusalém Borges, a entrada ao campus é liberada somente para funcionários terceirizados e de setores que envolvem cuidados com animais. Além de reivindicar a não adesão à greve, os alunos pedem mais aulas práticas e melhorias na infraestrutura da instituição.
— A adesão à greve levanta uma série de questionamentos que afetam diretamente a vida acadêmica e profissional dos alunos. A possibilidade de interrupção das aulas gera preocupação sobre a recuperação do conteúdo perdido e o impacto nas atividades de estágio — disse.
Paralisações
Na região, outros institutos aderiram à mobilização. É o caso do Instituto Federal (IFSul) de Passo Fundo. A adesão chega a 70% dos técnicos e professores no campus que atende a 1,7 mil estudantes.
Além de Passo Fundo, há registro de paralisação no IFSul Vacaria, Ibirubá, Erechim, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha. No campus Sertão, ainda não houve paralisação dos servidores.