A chuva que atingiu o norte gaúcho nesta quinta-feira (2) causou o transbordamento da barragem de contenção do Rio Lambari, em Rondinha, localizada às margens da RS-404. De acordo com a prefeitura do município de 5 mil habitantes, a água já atinge a parte baixa da cidade e parte do comércio local. A Avenida Sarandi está alagada, assim como outras ruas.
Equipes monitoram a barragem, mas a prefeitura informa que a vazão de água já começou a diminuir. Até o momento, não há informações de moradores desalojados ou desabrigados.
Ronda Alta, cidade a cerca de 15km de Rondinha, também registrou estragos em razão do temporal. Um posto de combustíveis teve a estrutura destruída e pelo menos oito casas ficaram destelhadas. Há registro de vias obstruídas no interior do município por causa da queda de árvores.
Até o momento, há 13 mortes confirmadas e pelo menos 29 desaparecidos. Pelo menos 8 mil pessoas estão fora de casa e mais de cem municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.
*Colaborou Alessandra Hoppen