Em Espumoso, o Rio Jacuí atingiu a marca de 5,50 metros, praticamente quatro metros acima do nível normal, segundo a Defesa Civil. Por causa da elevação, pelo menos seis bairros estão alagados.
Ainda conforme a Defesa Civil, mais de 200 famílias estão fora de casa, e 12 delas precisaram ser alocadas em abrigos da prefeitura. Mas já durante a madrugada desta sexta-feira (3), o rio chegou a baixar 10 centímetros, segundo o órgão.
Os bairros mais atingidos são Santa Júlia e Martini, onde a água passa dos quatro metros de altura. Ainda há pontos de alagamentos no centro e nos bairros São Jorge, São Sebastião e Franciosi. A energia elétrica foi desligada em alguns pontos por questão de segurança, com pelo menos 400 imóveis sem luz.
A ponte que liga o município a cidade de Tapera, na RS-332, está bloqueada desde a noite de quinta-feira (2), por questões de segurança em função da elevação do Rio Jacuí. O mesmo acontece na RS-817, na altura do km 18, em que o trecho da ponte que passa sobre o Rio Butiá esta submerso.
Na zona rural de Espumoso há registro de famílias ilhadas, uma vez que o Rio Butiá e o Rio Morcego transbordaram. Pelo menos sete pontes de acesso às comunidades foram danificadas.