A ponte que liga as comunidades de Depósito e São Domingos, no interior de Espumoso, no norte gaúcho, está interrompida nesta quarta-feira (1°). O bloqueio acontece em razão da cheia do Rio Butiá, que atingiu a cota de inundação, conforme a Defesa Civil municipal.
Durante esta tarde, o nível do rio também atingiu a VRS-817, interrompendo o acesso para quem vai de Espumoso às cidades de Campos Borges, Alto Alegre e Salto do Jacuí. Por isso, ainda de acordo com a Defesa Civil, o trânsito está temporariamente bloqueado na rodovia.
A população pode realizar a passagem por rotas alternativas, pelas comunidades de Pontãozinho e Campina Redonda. O Rio Jacuí, que flui na divisa de Espumoso, também apresenta aumento do nível da água.
Conforme o chefe da Defesa Civil de Espumoso, Cesar Vichinguera, chove forte na cidade nesta manhã e o monitoramento é permanente, uma vez que a chuva deve continuar na quinta-feira (2). Conforme previsão da Climatempo, o volume de água pode ultrapassar os 50 milímetros na cidade do norte gaúcho.
Em nota, a secretaria de Educação do município informou que devido às fortes chuvas o transporte escolar e as aulas nas escolas do interior estarão suspensas nesta quinta-feira (2). As aulas nas escolas da cidade estão mantidas nesta quarta-feira, mas os alunos que não puderem comparecer terão atividades à distância.
Soledade, município vizinho que fica a 40km de Espumoso, registrou alagamentos em pelo menos 30 casas após chuva na madrugada de 1º de maio. Pelo menos seis famílias tiveram que deixar suas casas e estão abrigadas em residências de parentes.
O temporal que atingiu o RS na terça-feira (30) deixou 10 mortos e pelo menos 21 desaparecidos, conforme boletim atualizado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira. Até o momento, 2.576 pessoas estão fora de casa e 103 municípios registraram estragos. As principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha. Confira a cobertura completa em GZH.