Até esta quinta-feira (16), Passo Fundo já registrou 322 milímetros de chuva, mais que o dobro do esperado para o mês, de 153,5 mm conforme a média histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é que a instabilidade continue no município até sábado (18). De acordo com o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato, os próximos dois dias devem ser de pancadas de chuva e volume entre 20mm e 30mm. Além disso, o tempo permanece encoberto e com temperaturas amenas.
— Em um recorte do ano, Passo Fundo tem uma média de 1.931mm. Esse é o normal climatológico, mas até agora já temos 1.307mm, o que significa que choveu 68% da média anual em apenas cinco meses — afirma o especialista.
O tempo firme deve chegar no domingo (19) e permanecer até a terça-feira (21), mas uma nova frente fria vem com mais chuva para o fim da próxima semana. Enquanto isso, o calorão parece ter ido embora da região, pontua Pasinato, uma vez que as temperaturas devem chegar a no máximo 18°C até o fim do mês.
— Os extremos não devem acontecer mais — conclui ele, referindo-se ao mês de maio.
Na quarta-feira (16), Passo Fundo registrou a temperatura mínima do mês, com os termômetros marcando 4,3°C, um registro que evidencia a amplitude térmica de maio, já que a máxima chegou a 29°C.