A companhia aérea Azul divulgou nesta terça-feira (7) que realizará 16 voos extras entre os dias 7 e 13 de maio, para a Região Sul do Brasil. Conforme a empresa, os voos vão sair do Aeroporto de Viracopos, em Campinas e terão como destino Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna, em Santa Catarina. Do contrário do que era esperado, Passo Fundo não aparece na lista de cidades com incremento de voos, uma vez que a cidade conta com o segundo maior terminal do interior do Estado.
O incremento no número de voos por parte da companhia ocorreu após a suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até 30 de maio. Atualmente, o Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, conta com voos diários da Azul, Gol e Latam e serve de base para reabastecimento de aeronaves que atuam nas ações de resgate em todo o Estado.
Apesar diretor do Departamento Aeroportuário da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Marcelo Canossa de Macedo, avaliar que após o fechamento do Salgado Filho o Lauro Kortz se transformou em uma importante ligação aérea do Estado com São Paulo, não há previsão de incremento de voos por parte da Gol (confira nota abaixo) e Azul. Até o fechamento desta reportagem a Latam não retornou nosso contato. O espaço segue aberto.
Agências de viagem pedem aumento de voos em Passo Fundo
Para a proprietária da agência de viagens Big Dream, Elis Fachi, o terminal Lauro Kortz tem condições de receber mais voos e atender as demandas do setor e dos clientes. Ela explica que baixa quantidade de voos no aeroporto dificulta a realocação dos passageiros, uma vez que as aeronaves em condições normais já operavam quase com capacidade máxima e agora com o aumento da demanda no terminal em função das acomodações de usuários de diferentes partes do Estado para Passo Fundo, isso pode gerar um overbooking, ou aeronaves super lotadas..
— Já estamos nos deparando com aeronaves lotadíssimas. Diariamente nos temos um voo da Latam e da Azul e três vezes por semana da Gol, mas isso é pouco. Já era pouco, não tendo toda essa demanda, imagina agora que vai migrar muita coisa aqui para nossa região. Consequentemente, vão ter dias que não vamos ter aeronaves para realocar os passageiros, e isso vai gerar um transtorno maior ainda. Pois neste momento, há casos em que as pessoas precisam ir até Caxias, ou fazer uma viagem longa até Santa Catarina, onde haverá maior possibilidade de voos. Se houvesse um incremento aqui em Passo Fundo, poderíamos amenizar muito esse impacto na vida das pessoas.
Fachi, detalha que acionou formalmente as companhias aéreas e a Infraero, para um incremento nas operações do Lauro Kortz.
Jeferson Pinto, proprietário de uma agência de viagens em Santa Cruz do Sul, revela que já encontra dificuldades em reacomodar clientes em voos saindo de Passo Fundo, em função da lotação
— Acredito que se nós tivéssemos alguns voos a mais em Passo Fundo, os quais teríamos em Porto Alegre, vai amenizar o impacto na malha aérea quando retornar as operações na capital. Atualmente, estamos direcionando o pessoal para Passo Fundo e Caxias, mas em função de muitas obstruções nas estradas ainda é complicado o acesso a Serra, por isso Passo Fundo continua sendo uma melhor opção. Contudo, a oferta já está ficando pequena e agente sem opção. Nos próximos dias estaremos enviado um ofício às companhias solicitando um incremento na operação do aeroporto na cidade.
Desde a inauguração do novo terminal, em 20 de janeiro de 2023, até o último dia do ano passado, mais de 240,4 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Lauro Kortz. O número, que inclui embarques e desembarques, é quase o dobro que o previsto pelo governo do RS no plano de concessão, que estimava que 125 mil passageiros passaram pelo terminal ao longo do ano passado.
Confira a nota da GOL
“Neste momento, a GOL não tem previsão de voos extras para Passo Fundo. Caso essa previsão seja alterada, entraremos em contato. A GOL segue com a oferta de dois voos semanais para PFB, a partir de Guarulhos, às quintas e sábados."