Com o cancelamento de voos do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até o dia 30 de maio, dois terminais de passageiros tornam-se alternativa para quem tem passagem comprada pelas próximas semanas. Um deles fica em Caxias do Sul, na Serra.
O aeroporto Hugo Cantergiani está em funcionamento. Houve um aumento de 300% no número de voos cotidianos desde a interrupção do Salgado Filho. O terminal é administrado pela prefeitura. O município está em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com as empresas aéreas para criar voos extras enquanto a situação não retorno ao normal em Porto Alegre.
- Ontem (segunda-feira) recebemos mais de 60 voos, com doações e pousos de helicópteros, atuando na busca e resgate de salvamento! Apenas um voo extra da Gol trouxe quatro toneladas e meia de doações - relata o administrador do aeroporto de Caxias do Sul, Maurício D'Ávila.
Como os principais acessos entre a capital gaúcha e a cidade serrana estão interrompidos, o deslocamento pode ser feito usando a Rota do Sol, RS-446 na região de Garibaldi, seguindo pelas RSs 122, 240, 239, 020, 118 e 040, chegando em Porto Alegre.
Outra opção de deslocamento terrestre é usar a Rota do Sol até a RS-020, passar por Igrejinha até a RS-115, passando pelas RSs 239, 020, 118 e 040.
Como o Hugo Cantergiani tem uma estrutura menor que o aeroporto de Porto Alegre, quem precisa de voos diretos maiores pode seguir até o terminal de Florianópolis, o Hercílio Luz. O deslocamento entre freeway e BR-101 até a capital catarinense está liberado e também é opção.