O Sicredi está doando o dobro do valor arrecadado por meio do Pix da Fundação Sicredi para os desalojados e desabrigados durante as enchentes que causaram mortes e estragos no Rio Grande do Sul. O movimento nacional já arrecadou R$ 10 milhões e, com o aporte da instituição financeira cooperativa, serão doados R$ 20 milhões.
Os recursos estão sendo encaminhados às cooperativas do RS e utilizados de acordo com a necessidade da população de cada município, como a compra de mantimentos e materiais necessários em cada situação.
Além desse auxílio, a cooperativa tem outras iniciativas para ajudar as vítimas da enchente. Uma delas é a organização de 16 centros de distribuição de donativos, com o apoio de parceiros. Já foram arrecadados 97 caminhões com roupas, alimentos, itens de higiene, entre outros donativos. Tudo tem sido distribuído em abrigos, hospitais e para a Defesa Civil.
A instituição também colaborou com a Defesa Civil gaúcha que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec), no apoio à operacionalização de um assistente automatizado de atendimento ao cidadão.
Para participar, qualquer valor pode ser doado através da chave Pix: ajuders@sicredi.com.br, em nome da Fundação Sicredi, uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos.
Apoio aos associados e colaboradores
Outra iniciativa da instituição foi ajudar os associados postergando o vencimento de parcelas de empréstimos e financiamento, por exemplo, entre outras ações. O Sicredi também buscou a segurança de colaboradores e familiares atingidos, dando apoio no processo de resgate, acomodação e suporte emocional e financeiro.