A chegada do frio tem intensificado o trabalho de abordagem de pessoas em situação de rua em Passo Fundo. Equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) orientam essa população sobre a rede de acolhimento disponibilizada pelo município e quais serviços podem ser acessados.
Uma das opções é a Casa de Passagem, local que oferece abrigo, alimentação e higiene. Mesmo provisórios, os serviços são determinantes em meio às temperaturas baixas. Conforme previsão da Climatempo, os próximos dias terão possibilidade de geada e mínima de 4°C.
— Além do frio, um fato que aumenta a procura pela casa é a chuva. As pessoas em situação de rua procuram o serviço buscam esse conforto, mas o movimento é cíclico, operamos o ano todos e às vezes está mais alto ou mais baixo — pontua o secretário da pasta, Rafael Bortoluzzi.
Em 2023, a Semcas fez 12 mil abordagens de pessoas em situação de rua. A tendência, segundo a pasta, é que o número siga média semelhante. O trabalho de Assistência Social é divido em três frentes: abordagem, Centro Pop e Casa de Passagem. De acordo com Bortoluzzi, o trabalho é permanente e busca estabelecer um vínculo com as pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo muitos já conhecidos pelas equipes da Semcas.
— Nossas equipes conversam com a pessoa, oferecem os serviços que a gente tem, insistem, oferecem banho quente e as refeições. É um processo de convencimento — completou.
Casas de apoio em Passo Fundo
Centro POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é a porta de entrada para a assistência em Passo Fundo. Lá, são oferecidos encaminhamentos necessários para inserir as pessoas em situação de rua na rede de saúde e prestar atendimento psicossocial.
No local, também são promovidas atividades para o fortalecimento de vínculos familiares e o acesso à provisão de documentação civil. Durante o primeiro trimestre de 2024, o local fez 1.898 atendimentos individualizados e 624 abordagens.
- Endereço: Rua Morom, nº 2649 — próximo à Biblioteca Pública Municipal
- Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 14h
- Telefone: (54) 3314-5278
Casa de Passagem
A Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá — conhecida como Albergue Municipal — onta com 30 vagas e profissionais de diversas áreas e atuações sociais, que fazem o encaminhamento para as demais estruturas dos serviços públicos. No primeiro trimestre de 2024, foram 1.299 atendimentos, 1.203 pernoites e mais de 7,6 mil refeições (desjejum, almoço, lanche, janta e ceia).
- Endereço: Rua Uruguai, 266, próximo ao CTG Lalau Miranda
- Horário de funcionamento: 24 horas
- Telefone: (54) 3314-6180