Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo foi apreendida em Itatiba do Sul, no norte do Estado. A ação do Programa Segurança Alimentar do Ministério Público aconteceu em dois estabelecimentos na terça-feira (21). Os nomes das empresas não foram divulgados.
Ambos os locais fiscalizados foram autuados. Um deles teve o depósito parcialmente interditado por falta de limpeza adequada, com resíduos alimentícios em prateleiras, além de problemas estruturais e acúmulo de caixas de papelão.
Os agentes encontraram carnes de frango e bovina armazenadas de forma inadequada, fora da temperatura indicada e até estragadas. Também foram recolhidos produtos sem procedência e fora do prazo de validade.
Ainda conforme o Ministério Público (MP), itens como soda cáustica, cuja venda em mercados é proibida, foram apreendidos de forma cautelar. Todo o material foi inutilizado.
A operação contou com a participação de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária Municipal de Itatiba do Sul e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.