A procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) tem intensificado o movimento na agência do Tudo Fácil em Passo Fundo. Desde 16 de outubro, quando o serviço começou a emitir o documento na unidade, mais de 4,5 mil novas carteiras foram solicitadas.
O documento no formato atual é válido até 28 de fevereiro de 2032. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não atualizar o documento. A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do governo é substituir gradualmente o RG, o que significa que os cidadãos brasileiros passarão a ser identificados apenas com o número do CPF. Isso deixa o documento mais seguro, uma vez que, hoje, um cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um para cada unidade da federação. O documento não substitui a CNH ou passaporte.
Outra mudança com a nova carteira de identidade nacional é que ela passa a ser aceita inclusive no formato digital, será válida para todo o país e terá prazos de validade diferentes conforme a idade dos cidadãos.
Crianças de até 11 anos, por exemplo, precisam atualizar o documento a cada cinco anos. Dos 12 aos 59, a emissão da carteira deve acontecer a cada 10 anos. A partir dos 60, o prazo de validade é indeterminado.
Onde emitir a nova carteira de identidade em Passo Fundo
Cidadãos passo-fundenses podem emitir o novo documento na agência Tudo Fácil, localizada no térreo do Passo Fundo Shopping. A orientação é que as pessoas agendem horário para realizar o cadastro através deste link.
— A agenda abre de terça a sábado a partir das 8h, para os sete dias posteriores. Diariamente, são disponibilizados 120 horários. Há casos em que a pessoa pode ser atendida sem agendamento prévio, mas isso se restringe a situações previstas em lei ou em casos de urgência, se uma pessoa tiver passado em um concurso público, por exemplo — explicou o gerente da unidade de Passo Fundo, Jorge Fernando Vieira.
Para obter a carteira de identidade nacional, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, original ou autenticada em cartório. Em casos se divórcio ou viuvez, é necessário apresentar a certidão de casamento com a averbação. A emissão do documento ocorre em 30 dias úteis. O serviço é gratuito.
Na manhã desta sexta-feira (5), Denise da Costa, 34 anos, compareceu até a agência de Passo Fundo para encaminhar a solicitação do novo documento. Ela conta que precisou atualizar a carteira em função de uma oportunidade de emprego.
— A empresa não aceitou o meu antigo documento por causa da validade e pediram pra levar uma nova para poder ser contratada. Fiz o agendamento na semana do Natal, mas só tinha horário para hoje. Espero que eles aceitem o protocolo de encaminhamento — disse.
Tudo Fácil Passo Fundo
A unidade fica no Passo Fundo Shopping (Av. Presidente Vargas, nº 1610, bairro São Cristóvão). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Além da emissão da carteira de identidade, a agência oferece serviços relacionados à Corsan, Detran, FGTAS/Sine, Ipe Saúde e previdência, INSS e serviços municipais. Esses não precisam de agendamento prévio.
Segundo o gerente, ao longo de 2023 foram realizados mais de 68 mil atendimentos na agência, com uma média de 350 a 400 pessoas por dia. O serviço mais procurado é o de emissão de carteira de identidade.