O município de São Domingos do Sul, com pouco mais de 3 mil habitantes, espera receber cerca de 40 mil fieis durante a romaria vocacional do Monsenhor João Benvegnú. O evento religioso acontece nos dias 6 e 7 de janeiro, na paróquia do município do norte gaúcho, onde o Monsenhor foi pároco por 51 anos e seu corpo está sepultado.
A peregrinação é marcada pela devoção e espiritualidade de romeiros de diversas cidades da região no testemunho de vida e evangelização do sacerdote, servo de Deus.
— Um homem que se preocupou com o todo do ser humano, não apenas com a dimensão espiritual, mas também com o desenvolvimento econômico, por isso motivou tantas lideranças e ele à frente construiu o hospital, escolas, hidrelétrica, moinho. Foi um homem à frente do seu tempo, tinha uma visão muito apurada e que morreu com fama de santidade — afirmou o padre Dalci Debastiani, pároco de São Domingos do Sul.
Segundo ele, é possível entender a devoção ao Monsenhor quando se observam as visitas realizadas ao túmulo dele. Cerca de 50 pessoas visitam o local diariamente, além disso, aos fins de semana, o jazigo recebe em torno de 300 visitas.
Mais de 600 voluntários se envolvem na organização da romaria que começa bem antes, a partir do mês de agosto, como destaca o Padre Érico Martins, coordenador da liturgia da romaria.
— Tudo está sendo preparado com carinho, com antecedência através da liturgia que a igreja nos apresenta nesses dias de romaria para bem ajudar o povo a rezar, encontrar-se com Deus, com seus irmãos e irmãs, mas também demonstrarem a sua devoção ao servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú.
O ponto alto da romaria é a procissão luminosa que acontece na noite de sábado (6) à partir das 20h. Com velas nas mãos, os fieis caminham pelas principais ruas da cidade e acompanham a oração do terço. A procissão reúne todo ano milhares de pessoas até de fora do país.
— Nós temos gente inclusive do exterior que participa da nossa romaria, gente do Uruguai, do Paraguai, e via redes sociais nós temos um grupo de Portugal que participa, além de outros países — afirma Debastiani.
Processo de beatificação
A devoção dos fieis ao Monsenhor João Benvegnú e o relato de muitas graças alcançadas, fez com que a igreja passasse a reunir documentos para encaminhar o processo de beatificação. Nos últimos dias, São Domingos do Sul recebeu o padre Orlando Zanoveli, que já trabalhou em Roma e é conhecedor da causa dos Santos, para auxiliar na organização desses documentos.
— O que mais me marcou foi a forma de santidade do Monsenhor. Foram inúmeras pessoas que conversaram comigo e relataram as graças que receberam, alguns são possíveis milagres, algo extraordinário aconteceu. Foram momentos bonitos, marcantes, de fé dessas pessoas. Sem a fé é impossível que essas graças possam acontecer — afirmou o padre.
Ele aproveitou sua experiência de dez anos trabalhando no Vaticano, em causas de canonização, para contribuir com o andamento do processo.
— Agora tudo foi organizado para que nós possamos encaminhar os procedimentos que ainda faltam e acreditamos que a causa na fase arquidiocesana seja fechada no ano de 2025, que é quando a paróquia de São Domingos estará completando 100 anos de existência e seria um presente de Deus, mas para isso precisamos trabalhar muito ainda — considerou Zanoveli.
O padre também solicita que se alguém obteve algum milagre por intermédio do Monsenhor Benvegnú, deixe o seu testemunho por escrito na paróquia. Para quem convive diariamente com a devoção dos fieis, essa foi uma etapa importante para o andamento do processo.
—A visita do padre Orlando Zanoveli trouxe muita esperança e uma motivação muito especial para a nossa comunidade e a região. A grande fama de santidade exaltada à ele pelos fieis, é requisito número um para que um processo siga adiante, além da grande quantidade de documentos que reunimos. Então ficamos muito felizes.
Confira a programação da Romaria
- Quarta-feira (3), quinta-feira (4) e sexta-feira (5)
- 20h - tríduo
- Sábado (6)
- 9h30 - missa das peregrinações
- 17h - missa das bençãos e graças
- 18h30min - oração e motivação vocacional
- 20h - missa e procissão luminosa
- Domingo (7)
- 7h30 - missa da acolhida
- 10h - missa e bençãos costumeiras
- 12h - almoço
- 14h - show com padre Ezequiel Dal Pozzo