A 42° Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, reuniu milhares de fiéis na manhã nublada deste domingo (8). A procissão começou na Catedral Metropolitana, no centro da cidade, e encerrou no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim América, às margens da RS-153.
Ao longo do trajeto de sete quilômetros, os fiéis acompanharam a imagem da Santa entoando louvores, orações e pedidos. Contudo, a caminhada também foi marcada por agradecimentos. É o caso de Juliana de Sousa, 42 anos, que ao lado do esposo, filha, genro e cunhado, realizou o percurso descalça. Ela conta que há 25 anos segue esse ritual.
— Eu já vim para pedir e pagar promessa, mas hoje a gente está vindo para agradecer. Agradecer por tudo, saúde, família, trabalho e pelo que já passamos até aqui. Graças a Deus, com fé, a gente vai em frente e estamos aqui, mais um ano. E fazer o percurso descalço também como uma forma de agradecimento — diz.
Já Salete Sousa, 61 anos, além de agradecer, participou da procissão para renovar os votos de saúde e paz. Para não ficar para trás na caminhada, ela foi o caminho inteiro segurando a corda de contenção que levava a imagem da santa.
— Além de ficar mais perto de Nossa Senhora, eu também não fico para trás e consigo chegar junto. Para mim é muito importante estar presente mais um ano participando desse momento tão lindo, em que saímos renovados — detalha a idosa que participa da Romaria há 30 anos.
Entre os participantes, há aqueles que estão participando pela primeira vez. É o caso do motorista Anderson Reis, de 25 anos, que saiu de Não-Me-Toque com a esposa e um casal de amigos.
— Estou muito feliz de estar aqui, principalmente acompanhado de pessoas que gosto muito. Nunca tinha participado, mas sempre ouvia falar muito bem e decidi vir prestigiar e claro agradecer pelas inúmeras bênçãos que a Nossa Senhora tens me proporcionado — completa — pontua.
O arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, ressalta que a romaria é um momento de festa, de júbilo e ação de graças, em que os fiéis dedicam um tempo para o encontro com Deus, e também com as pessoas que caminham ao seu lado sejam elas conhecidas ou desconhecidas.
— A Romaria é a lembrança de que somos peregrinos neste mundo. Peregrinos, mas com um rumo, uma direção, onde temos alguém que nos ajuda e está presente conosco. Ademais, a Romaria nos aponta para a dimensão espiritual, para a transcendência, para a eternidade. E por isso que nós sempre temos diante de nós o exemplo de Maria, como aquela primeira pessoa que entendeu o que Jesus veio fazer no mundo. E claro, ela sempre nos conduz ao encontro de Cristo — detalha.
Reinauguração
A 42ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida marca a reinauguração do Santuário, o qual está em obras desde junho deste ano.
Mais imponente, acolhedor e com adaptações de acessibilidade, os destaques são o novo telhado e uma remodelação que permite que os fiéis cheguem mais próximos da imagem da santa.
— Com a reforma, além do espaço ficar mais bonito, os fiéis vão poder encostar e deixar flores muito próximas da santa. E é a valorização de um espaço que é de todos. — destacou o padre Eberson Fontana, do Santuário Nossa Senhora Aparecida.
Ao fim da procissão os fiéis, os devotos puderam acompanhar uma missa campal no espaço.
Programação
- 7h: missa na Catedral e no Santuário
- 8h: saída da procissão em frente à Catedral
- 10h30min: missa Campal no Santuário
- 12h: almoço
- 13h15min: terço vocacional
- 14h: bênção do Santíssimo Sacramento
- 16h: missa no Santuário