A Cantata Natalina abriu as janelas do Colégio Notre Dame pela última vez em Passo Fundo neste Natal. Patrimônio imaterial do Estado, a apresentação contempla, neste ano, uma homenagem aos 100 anos da chegada das missionárias alemãs, que começaram o Notre Dame no Brasil.
Caloroso, o público lotou a Avenida Brasil e a praça em frente ao colégio, para se despedir da edição de 2023. O espetáculo foi embalado pelo coral de adultos e crianças, que interpretaram canções que apresentaram o tema do espetáculo.
Entre os artistas do coral adulto, uma participante acompanha o evento desde a primeira edição, em 2007. A professora aposentada Aurora Terezinha Paza, 76 anos, participa como voluntária anualmente, movida pelo amor ao Natal:
— No primeiro ano, eu vim como espectadora. Subi numa árvore para conseguir assistir e me apaixonei. A partir dali, pedi pra fazer parte do coral. No palco, eu me realizo e me sinto verdadeira uma artista.
Para garantir um bom lugar, teve quem chegou mais de duas horas antes do horário da apresentação.
— Viemos assistir nossa neta, que canta no coral. Mas antes mesmo de ter ela, nós vínhamos assistir a Cantata. É a nossa programação de Natal — relata a aposentada Augustina Zambenedete da Silva.
Já a bancária Rafaela Vieira estava acompanhada dos amigos e da filha para assistir as amigas da pequena, que estuda na escola:
— O clima de Natal é muito lindo. E a Cantata é linda, cada ano eles se superam. Então, a gente não perde mesmo.
Doações para Muçum e Roca Sales
Até terça-feira (12), a Cantata Natalina arrecada brinquedos que serão doados para as crianças das cidades de Muçum e Roca Sales. Os presentes precisam estar embalados e devem ser entregues junto aos colégios Notre Dame de Carazinho e nas duas sedes de Passo Fundo.