Produtores de hortaliças do norte gaúcho estão preocupados com o excesso de chuva na região. A umidade dos últimos meses provocou uma queda de aproximadamente 40% na oferta de produtos na Feira do Produtor, um dos principais pontos de venda de Passo Fundo.
A falta de luminosidade solar facilita a proliferação de fungos além de atrasar a preparação do solo. Sendo assim, o tamanho e a quantidade das hortaliças acabam prejudicadas. Segundo o presidente da Feira, Mercio Tarcizo Michel, entre os produtos mais afetados estão folhosas, como alface e couve. Legumes como cenoura e beterraba também estão na lista.
— Caso o cenário não mude nos próximos 20 dias, ficará inviável ao produtor manter os preços oferecidos hoje. Estamos colhendo o que foi plantado há 80 dias, e com toda essa umidade o pessoal não está conseguindo preparar o solo para um novo plantio — disse.
Hoje a feira, que funciona nas quartas-feiras e sábados, conta com pelo menos 60 feirantes. Destes, 35 são de produtores hortaliças. Com menos oferta para os consumidores, muitos produtores estão optando por vender apenas no fim de semana, quando há mais movimento.
Um exemplo é o produtor Cristiano Colussi. Na manhã de quarta-feira (1), o agricultor conversou com a reportagem de GZH Passo Fundo e relatou que está cada vez mais difícil manter a qualidade da produção.
— Temperos, couve e brócolis eu praticamente não estou conseguindo produzir. A maioria fica muito pequena. A alface, por exemplo, com essa umidade, estraga muito rápido. Acho que o mais difícil é manusear a terra. A adubação praticamente não existe porque a chuva lava. Estamos na expectativa de um “calorzinho” para que as coisas melhorem, principalmente as vendas.
Redução de oferta
O último informativo conjuntural da Emater-RS, publicado em 1º de novembro, alerta para a redução da oferta de hortaliças, em especial na região de Santa Rosa, no norte do RS.
Segundo o relatório, ainda há oferta de oferta de cultivos protegidos, que mantém alguma produção, apesar da elevação nos custos com tratos de controle de doenças mais frequentes. No boletim anterior, de 26 de outubro, a Emater alertava para a possibilidade dos produtores da região não honrarem os compromissos com consumidores e com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
— A oferta de hortaliças reduziu na região, mas ainda há cultivos protegidos que mantêm alguma produção, apesar da elevação nos custos de produção — diz o relatório.
A Feira do Produtor de Passo Fundo acontece nas quartas-feiras, das 9h30min às 17h, e no sábado, das 5h30min ao meio dia.