O Rio do Mel, que inundou após cheia do Rio Uruguai, começou a baixar em Iraí nesta segunda-feira (9). O afluente chegou a 9,5 metros no sábado (7), 7m acima do nível normal, segundo o Balneário Oswaldo Cruz, que monitora o rio diariamente com base nos dados da Usina Foz do Chapecó.
No momento, o Rio do Mel está 4 metros acima do nível esperado. Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Uruguai também baixou 5m. Conforme o Serviço Geológico do Brasil, a marcação, nesta segunda, às 8h apontava 7m91cm, o que se enquadra como cota de alerta.
No domingo (8), quando o município decretou situação de emergência, as medições indicavam 13 metros. A cheia do rio afeta mais de 100 famílias, segundo a Defesa Civil. Ainda de acordo com o órgão, todas seguem fora de casa. Equipes da Defesa Civil e da prefeitura trabalham para contabilizar os números de pessoas e bens afetados.
A região mais afetada é a zona central da cidade, conhecida como baixada. Há também registros de estragos em estradas e lavouras no interior da cidade. Na manhã desta segunda-feira, a Corsan retomou o abastecimento de água na cidade, prejudicado no fim de semana após recalque.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios para as famílias atingidas. Dois espaços públicos foram preparados para receber as pessoas: o salão da igreja da Vila Militar e o Centro de Múltiplo Uso, na Rua Duque de Caxias.