Os transtornos causados pela chuva prejudicaram cerca de 17,5 mil pessoas em Erechim, no norte do RS, desde a noite de segunda-feira (16). Segundo a prefeitura, um novo decreto de emergência deve ser publicado ainda na tarde desta terça (17).
Nas últimas 24 horas, choveu mais de 120 milímetros na cidade, enquanto o esperado para o período era 70mm. Os números foram divulgados pela Defesa Civil, que registrou também 27 pontos de alagamento e três quedas de árvores.
A Defesa Civil precisou interditar quatro residências, três no bairro São José e uma no bairro São Cristóvão. Ao todo, 54 pessoas precisaram deixar suas casas: 29 desabrigados estão no Abrigo Cidadão e em quartos de hotéis alugados pela prefeitura de Erechim, a partir de convênio. Outros 25 desalojados preferiram ficar na casa de parentes ou amigos.
Com o grande volume de chuva das últimas horas, uma das tubulações da Rua Augusto Albertoni, no bairro Zimmer, se rompeu. Situação que se repete na Avenida Tiradentes, e ambos os locais foram isolado.
Rodovias afetadas na região
No início da tarde, um deslizamento foi registrado na RS-480, entre Erval Grande e São Valentim. O trânsito no local segue parcialmente bloqueado.
Na RS-420, entre Erechim e Aratiba, um desmoronamento de encosta também deixou o trânsito interrompido em parte da via. Equipes da Defesa Civil e Força Voluntária do Alto Uruguai trabalham para liberar o trecho.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, até o momento não foram registrados pontos de bloqueio em rodovias federais na região.