Em 24 horas, o acumulado de chuva em Passo Fundo é de 141,4 milímetros, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa 58% da média prevista para o mês de outubro que é de 239 milímetros. E a forte chuva que atinge a cidade desde a tarde de terça-feira (4) já causa prejuízos.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a unidade atendeu 14 ocorrências de alagamentos em residências e uma queda de árvore. Apesar da cidade ter registrado queda de granizo, não foram feitos pedidos de lonas, conforme os bombeiros.
A Defesa Civil municipal reportou que foram realizados oito atendimentos de alagamentos em residências e um corte de árvore para desobstrução de vias, além do desentupimento de 12 bocas de lobos e bueiros.
Os bairros que registraram maiores problemas foram Entre Rios, Cruzeiro, Victor Issler,Vila Luiza e São Cristóvão.
Conforme os bombeiros e Defesa Civil, não há registro de desalojados e desabrigados. Não ha registro de bloqueios nas rodovias.
Para esta quarta-feira (4), a previsão é de chuva durante todo o dia. A temperatura máxima deve ficar em 22°C, segundo a Climatempo.
Em caso de emergência
O contato da Defesa Civil de Passo Fundo é o mesmo da Guarda de Trânsito. O setor funciona 24h e atende pelo número (54) 3311-1195
O número oficial da Defesa Civil é 199, mas nem todos os municípios da região têm atendimento neste canal. Por isso, uma alternativa para as pessoas em situação de emergência é acionar o Corpo de Bombeiros no 193.