A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo e na região norte, há possibilidade também de descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte até as 20h desta terça-feira (3).
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema), o mau tempo é resultado de um sistema de baixa pressão combinado a umidade e a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. As chuvas volumosas devem agravar o quadro das cheias dos rios no RS.
O Rio Passo Fundo está na lista das vias fluviais que requerem atenção, de acordo com a Sema. A relação também inclui a bacia do Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo e do Rio Ijuí. Por causa das precipitações volumosas na metade norte do Estado, além dos solos já saturados pelas chuvas de setembro, o escoamento da água deve ser moderado.
Previsão do tempo
A chuva já começa nesta terça-feira, aponta o Climatempo, quando são esperados 25 milímetros em Passo Fundo. Já na quarta (4), o tempo instável predomina e a previsão é de até 80 mm de chuva, com mínima de 13°C e máxima de 22°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça o alerta para toda região sul do Brasil até as 10h de quarta, com risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento durante as tempestades. Há também um segundo alerta, específico para o Litoral Norte, a Serra e o Norte do RS, das 10h01min de quarta-feira às 10h de quinta-feira (5).
Em função da chuva de alto volume, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em caso de emergências
O contato da Defesa Civil de Passo Fundo é o mesmo da Guarda de Trânsito. O setor funciona 24h e atende pelo número (54) 3311-1195
O número oficial da Defesa Civil é 199, mas nem todos os municípios da região têm atendimento neste canal. Por isso, uma alternativa para as pessoas em situação de emergência é acionar o Corpo de Bombeiros no 193.