As fortes chuvas e granizo que atingiram Passo Fundo no fim da tarde de segunda-feira (18) resultaram em alagamentos no centro da cidade. O Colégio Fagundes dos Reis, na Avenida Brasil Oeste, teve o saguão inundado pela água, que precisou ser retirada a rodo por estudantes e professores (veja fotos abaixo).
Uma das funcionárias, que pediu para não ser identificada, relatou que a vasão de esgoto da escola não conseguiu dar conta da chuva. Segundo ela, em outra ocasião as chuvas causaram problemas na rede elétrica.
— Já aconteceu outras vezes, tivemos todos que puxar água. Mas, dessa vez, ficou só na parte do saguão e não pegou a parte administrativa — disse.
Na Escola Estadual Professora Lucille Fragoso de Albuquerque, no bairro Vera Cruz, os problemas foram no telhado. A água alagou banheiros e salas de aula.
De acordo com a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Carine Imperator Weber, nenhuma escola precisou suspender as atividades, que seguem normalmente nesta terça-feira (19).
Em menos de 24h, cidade teve 48,6 mm de chuva
O período mais intenso do temporal ocorreu entre as 17h e 19h de segunda-feira. As rajadas de vento chegaram a 78,8 km/h. A previsão é que a terça-feira siga chuvosa em Passo Fundo.
O acumulado de chuva das últimas 24 horas em Passo Fundo foi de 48,6 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A média para o mês de setembro é de 165,5 milímetros. Desde o começo do mês, o acumulado de chuvas é de 443 milímetros na cidade, ou seja, 167,6% acima da média esperada.
A previsão é que a chuva continue nesta terça-feira e que a temperatura volte a subir na quarta (20). Até o fim da semana, cidade deve registrar 32ºC, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no campo da Embrapa Trigo em Passo Fundo.