O cenário em quatro praças de Passo Fundo é de escuridão à noite há algumas semanas. O problema, de acordo com a prefeitura de Passo Fundo, existe em razão do furto de cabos nas praças Tochetto, Capitão Jovino, Antonino Xavier e Parque da Gare.
GZH foi até os locais conferir a situação. Em duas praças, na Capitão Jovino, na Vila Rodrigues, e na Antonino Xavier, no Centro, os postes estão sem luz. Segundo a prefeitura, a iluminação destes locais foi totalmente comprometida pelos furtos.
Na Capitão Jovino, um poste alto está com a luz ligada à noite, mas ilumina apenas a região central da praça. Já na Antonino Xavier, apenas as luzes da Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta ficam acesas à noite, o que é insuficiente para iluminar o espaço.
Em nota, a prefeitura de Passo Fundo afirma que as equipes executam ações para reestabelecer a iluminação de forma paliativa. O objetivo do Executivo, segundo o comunicado, é licitar um projeto de modernização da iluminação e das caixas de passagens e eletrodutos, com a finalidade de dificultar os furtos de cabos desses locais.
Uma leitora, que preferiu não se identificar, encaminhou para GZH uma foto de um suspeito com cabos nas proximidades da Praça Antonino Xavier.
"Dá medo de vir aqui", diz moradora
Mãe da Cecília, Juliana Gonçalves mora nos arredores da Praça Antonino Xavier. Ela costuma ir até o local no fim de tarde, após o trabalho, para brincar com a filha, tomar chimarrão e passear com o cachorro. A rotina seguiu nas últimas semanas, mas o medo entrou em cena ao perceber a falta de iluminação.
— A praça está sem luz, só tem uma iluminação pequena (da escola). O resto é uma escuridão total faz algumas semanas, dá até medo de vir aqui. E é uma preocupação de todos daqui perto. Por que a praça é para todos, né? — relata.
Em um ponto da Praça Capitão Jovino, Marli Irene Gaiki, que tem uma carrocinha de espetinhos, foi alvo do furto de cabos do local na terça-feira (26). Segundo ela, é a segunda vez que a sua carrocinha tem os cabos furtados em menos de 90 dias.
Para trabalhar, ela precisou contratar um eletricista para ajustar a rede elétrica. No entanto, ficou sem sinal de internet, o que impactou na vendas para cartões por meio das "maquininhas".
— Não é a primeira vez. Eles furtam os cabos e, nas vezes que não conseguem levar, acabam arrebentando, e a gente perde a luz e o sinal de internet. Sempre é um problema. Além disso, a falta de iluminação na praça também está afetando no movimento, que vem diminuindo — declara Marli.
Confira a situação de cada praça
- Praça Capitão Jovino (Santa Terezinha): o furto de cabos comprometeu toda a iluminação da praça. Por isso, a Secretaria de Serviços Gerais instalou três postes altos, seis luminárias de LED e deve reforçar a iluminação alta
- Praça Antonino Xavier (Hospital de Clínicas): o furto de cabos comprometeu toda a iluminação da praça. Agora, a Secretaria de Serviços Gerais deve consertar a iluminação dos postes altos
- Parque da Gare: o furto de cabos comprometeu parte da iluminação do parque. Há registro de três ocorrências de furto e mais de 2 mil metros de fios furtados. A Secretaria de Serviços Gerais já trabalha para restabelecer a iluminação
- Praça Tochetto: o furto de cabos comprometeu toda a iluminação da praça. A prefeitura fez a instalação em postes altos e vai reforçar a iluminação alta.