A chuva volumosa das últimas 72 horas causou estragos e alagamentos em Passo Fundo e na Região Norte. Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência do temporal.
Desde sexta-feira (1°), foram registrados 291,6 milímetros no município, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume representa 176% da média prevista para todo o mês de setembro, que é de 165,5mm.
Em Mato Castelhano, um homem morreu depois de tentar atravessar o Rio Piraçucê de carro, durante a madrugada desta segunda-feira (4). A enxurrada arrastou o veículo e um passageiro conseguiu sair a tempo, mas o condutor Cristiano Schusler, 41 anos, morreu afogado.
Em Passo Fundo, no bairro Entre Rios, um homem morreu após receber uma descarga elétrica. Ele estava em casa no momento do acidente. O bairro é um dos mais atingidos pelos temporais e parte das casas está alagada. Ao todo 120 moradores estão desalojados na cidade.
Em Ibiraiaras, na comunidade de Santa Clara, um casal morreu após o carro em que eles estavam ser arrastado pela correnteza. A Brigada Militar e Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha atendem a ocorrência. As vítimas ainda não foram identificadas.
Passo Fundo responde aos desabrigados
Equipes da secretaria de Obras e Serviços Gerais desobstruem ruas e sistemas de drenagem, além de realizar a remoção de árvores caídas e limpezas nas ruas. A casa de passagem do município e o Centro Pop estão com vagas abertas para receber os moradores desabrigados.
O município também abriu o ginásio da Paróquia Santo Antônio no bairro Petrópolis, que já está organizado para receber as famílias, mas por enquanto ninguém precisou procurar o local. Segundo as autoridades, os moradores estão em casas de familiares.
À tarde, às 13h30min, órgãos de segurança municipal e estadual devem se reunir para discutir um plano de ação para Passo Fundo.
Aulas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Agostinho teve as aulas suspensas na parte da manhã, em função de infiltração de água provocada pela chuva intensa. No entanto, as atividades foram retomadas na parte da tarde.
Outras quatro escolas registraram problemas pontuais, mas não precisaram ter as aulas suspensas, segundo o município. O transporte público escolar do interior está totalmente interrompido.