O norte do Estado foi uma das regiões mais prejudicadas pelas fortes chuvas que atingiram o sul do Brasil neste domingo (3) e segunda-feira (4).
Em Passo Fundo, a chuva prejudicou os telhados de pelo menos 20 residências. Há 12 pontos com alagamento. Um homem morreu eletrocutado. O bairro Entre Rios é o mais prejudicado. Equipes da Defesa Civil municipal, prefeitura e Força Voluntária de Passo Fundo trabalham para desobstruir vias e retirar detritos. Saiba o levantamento completo da cidade aqui.
Na região, há registro de alagamentos e prejuízos em Casca, Marau e São Domingos do Sul. Há rodovias da região bloqueadas. Veja o levantamento completo do norte do RS a seguir.
Boa Vista das Missões
Tempestade com granizo danificou pelo menos cinco residências. A Defesa Civil municipal trabalha no atendimento e levantamento dos prejuízos.
Casca
Há vários pontos da cidade com ruas interditadas pelo alagamento. Um veículo foi arrastado pela chuva. Cerca de 10 casas estão alagadas. As famílias já foram socorridas.
Equipes da Defesa Civil e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) prestam apoio no local. Há vários pontos das estradas do interior interditados.
Carazinho
O Corpo de Bombeiros atendeu, até as 9h, três alagamentos e cinco destelhamentos na cidade. Na BR-285, próximo ao km 332 em Carazinho, foi registrada queda de barreira chegando ao acostamento, onde o asfalto começou a rachar e ceder. Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se desloca para verificar as condições.
David Canabarro
Há alagamentos em em diversos pontos do município. Equipes da Defesa Civil municipal contabilizam os estragos. Na RS-434, no km 4 entre Ciríaco e David Canabarro, ocorre uma interrupção parcial, pelo acúmulo de água na pista.
Ernestina
O rio Conceição, que deságua no rio Chifranzinho, na localidade de Santa Gema, na divisa entre Passo Fundo e Ernestina, transbordou. Durante a manhã, um acidente deixou um morto e feridos na RS-153, entre Tio Hugo e Ernestina.
Ibiraiaras
Uma árvore caiu sobre uma casa e causou dano total da residência. Quatro pessoas estão desalojadas.
Lajeado do Bugre
Tempestade com granizo no município danificou cerca de 20 residências. A Defesa Civil municipal trabalha no atendimento e levantamento dos danos.
Marau
Em Marau, cinco bairros foram afetados com alagamentos. De acordo com informações da Defesa Civil, uma ponte transbordou entre a rua que liga a comunidade de Vila Fátima ao centro.
Moradores dos bairros Primavera, Casulo e Vila Verde estão isolados por conta da enchente. As famílias que precisarem sair de casa serão alojadas no Ginásio Municipal de Marau. Segundo a Defesa Civil, o nível de rios da cidade continua subindo.
Mato Castelhano
Um homem morreu depois de ter o carro arrastado pela correnteza na madrugada desta segunda-feira (4). Ele tentava atravessar o rio Piraçuce. A vítima é Cristiano Schuslei, 41 anos, que dirigia o veículo. A vítima estava acompanhada de outro homem, que conseguiu sair do carro durante a enxurrada.
O corpo de Schuslei foi encontrado na manhã desta segunda-feira, quando o nível do rio baixou e o Corpo de Bombeiros localizou o veículo.
Sarandi
Tempestade com granizo danificou cerca de 40 residências e estradas interrompidas. A Defesa Civil municipal trabalha no atendimento e levantamento de danos.
Santo Antônio do Palma
Parte da cidade de Santo Antônio do Palma, também está alagada devido às chuvas. Conforme a prefeitura, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira (4) e devem retornar na terça (5). Os atendimentos no posto de saúde da cidade também estão suspensos por hoje.
São Domingos do Sul
Em São Domingos do Sul, no distrito de Santa Gema, uma ponte onde passa o rio Quebra Pernas acabou cedendo pela força da água.
Vila Maria
Um carro aquaplanou, bateu em um poste e a cidade ficou sem luz na manhã desta segunda-feira. Há diversos pontos de alagamentos na cidade. Na RS-132, no km 4, entre Vila Maria e Camargo, a pista está interrompida parcialmente por causa de acúmulo de água na pista.
Vanini
Há alagamentos em em diversos pontos do município. A Defesa Civil municipal trabalha no atendimento e levantamento de danos.