A ventania e chuva forte nessa quarta-feira (12) causaram estragos e alagamentos em Não-Me-Toque, no norte do Estado. O município decretou situação de emergência por causa dos prejuízos. Segundo o prefeito, Gilson dos Santos, foram mais de 200 milímetros de chuva em 24h.
O maior prejuízo está no interior do município, onde muitas estradas e pontes foram danificadas. Algumas estradas chegaram a ter a passagem interrompida por causa dos alagamentos. Equipes da prefeitura trabalham nesses locais pra melhorar as condições e liberar a passagem como acessos às comunidades São José do Centro, Linha Mantiqueira e Linha São Paulo.
Nesta quinta-feira (13), as aulas foram canceladas nas escolas Amália Kerber e Carlos Gomes, localizadas na zona rural, por causa das dificuldades de acesso e para garantir a segurança dos alunos. Na área urbana, a escola Nossa Senhora de Lourdes também interrompeu as aulas depois dos alagamentos. O município avalia se será possível retornar as atividades na sexta-feira (14).
A chuvarada também causou perdas nas lavouras de trigo. A prefeitura junto com a Defesa Civil está calculando os prejuízos e trabalhando também na contratação emergencial de máquinas e na compra de materiais de construção pra ajudar as famílias atingidas.
Contatos para emergência
A Defesa Civil disponibiliza os seguintes contatos para a população:
- (54) 9 9970-7359
- (54) 9 9971-5666
- (54) 9 9633-5472
- 193 - Corpo de Bombeiros