O CEO do Grupo Cimed, João Adibe Marques, palestrou para funcionários da Rede de Farmácias São João nesta segunda-feira (17), em Passo Fundo. No encontro, o empresário reconhecido como Empreendedor do Ano Brasil no ano passado, pela consultoria Ernst & Young, falou sobre suas experiências no mundo farmacêutico e corporativo.
O encontro teve como objetivo aproximar as duas empresas, que são parceiras há 25 anos. A Cimed é uma das poucas companhias farmacêuticas 100% brasileiras e o quarto maior pólo farmacêutico do Brasil.
Segundo Marques, a companhia atende até 90% das farmácias brasileiras e possui um portfólio com 600 produtos, incluindo medicamentos, cosméticos e suplementos. Ao todo, a estrutura emprega 5 mil funcionários em 60 mil pontos de vendas. Em 2020, o faturamento bruto da empresa foi de R$ 2 bilhões.
Na palestra, o empresário lembrou a história da Cimed com a São João. A parceria comercial começou ainda quando o presidente da rede, Pedro Henrique Kappaun Brair, tinha apenas oito lojas. Hoje, são mais de mil filiais em 250 municípios da região Sul.
— Nós crescemos juntos. São duas empresas familiares com um DNA muito parecido. Tudo que a São João vem construindo e conquistando é fruto do trabalho dedicado ao seu público interno. Porque uma empresa realmente mostra um DNA diferente quando ela conversa com sua equipe e seu público. O primeiro cliente da empresa é o seu público interno — afirmou Marques.
Qualificação permanente
O CEO da Cimed afirma que um dos ingredientes para o sucesso da companhia é a qualificação permanente de seus colaboradores, seja profissional ou pessoalmente. A posição é compartilhada por Brair.
Conforme ele, o trabalho interno tem como foco o engajamento, alinhamento e a padronização de pessoal. E, como conta, o mundo dos negócios ensina que é preciso focar em pessoas antes dos processos e produtos.
— Chegamos à conclusão de que são as pessoas que fazem a diferença. Por isso é imprescindível que os colaboradores estejam alinhados com o propósito da empresa para que continuemos avançando. Uma vez que o processo se resume a pessoas fazendo algo para outras — comentou.
No começo de 2023, a rede São João inaugurou o segundo centro de distribuição em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Atualmente, a rede conta com 18,5 mil colaboradores.
Além de João Adibe palestraram nesta segunda-feira Fabrício Carpinejar e Paulo Vieira.