A Rede de Farmácias São João inaugurou na última quinta-feira (30), um novo Centro de Distribuição (CD). A segunda unidade está localizada em Gravataí (RS) e teve investimento superior a R$ 200 milhões. Com alta tecnologia e infraestrutura ecologicamente sustentável, a área total de 345 mil metros quadrados visa ampliar a capacidade de distribuição da empresa para as mil lojas espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
– Nosso CD de Passo Fundo (RS), há meses, não comporta nossas necessidades. O objetivo da segunda unidade é atender nossa demanda diária e assegurar nossa expansão. Isso sem contar que, com a maior proximidade dos pontos de vendas, aumentaremos nosso mix e reduziremos a ruptura, suprindo a carência dos clientes – explica o diretor de Logística da Rede de Farmácias São João, Marcos Aurélio Vargas Júnior.
A nova estrutura foi construída no tempo recorde de 13 meses, às margens da Freeway, na altura do KM 80 da rodovia. Essa nova etapa da operação tem a proposta de fortalecer o desenvolvimento econômico local, com a geração de mais de 800 empregos diretos em Gravataí, e gerar expectativa para a abertura de lojas em novos municípios e estados.
Tecnologia embarcada
O novo Centro de Distribuição apresenta 3 quilômetros de esteira – que otimiza a capacidade de separação e recebimento para 1 milhão de unidades por dia –, armazenamento para mais de 15 mil SKUs, 30 mil posições de porta-paletes e 40 docas de carga e descarga para caminhões. Toda essa estrutura faz com que o CD seja um dos maiores do Brasil no segmento varejo farmacêutico.
A nova unidade de logística irá operar com tecnologia de automação KNAPP – especialista em soluções inteligentes para Centros de Distribuição. Com ela, a etapa de Picking, por exemplo, será otimizada por meio do software Picking to Ligth, que entrega processos mais rápidos e livres de erros, além de eliminar os papéis na preparação de pedidos.
Já o gerenciamento das operações, que abrange o controle da entrada até a saída de mercadorias, será realizado pelo sistema EWM da SAP, utilizado em 80% do PIB mundial. A São João também investiu nas tecnologias de rede ASI e IO link, para transmissão de informações confiáveis, e mais de R$ 20 milhões em data center.
A rede em números
Atualmente, a Rede de Farmácias São João conta com mais de 17 mil colaboradores, sendo a maior empresa do varejo farmacêutico na região Sul e a 4ª maior no Brasil. A marca oferece pagamento facilitado pelo crediário próprio (São Card) e vendas por meio do aplicativo para Android e iOS e pelo e-commerce.
– A empresa pretende inaugurar 100 lojas e gerar pelo menos 2 mil empregos nos próximos 12 meses. O ritmo acelerado de crescimento somente é possível pela sustentabilidade do negócio, seja pela capacidade de geração de caixa, que oportuniza novos investimentos sem a necessidade de captação no mercado financeiro, seja por alcançar os níveis mais altos de governança corporativa – finaliza o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.