A Rede de Farmácias São João, com sede em Passo Fundo, deu um importante passo em sua operação no Sul do Brasil. Foi inaugurado na quinta-feira (30), em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, um dos maiores centros de distribuição do varejo farmacêutico do país, com investimento de R$ 200 milhões. A nova estrutura foi construída em tempo recorde de 13 meses, às margens da Freeway. Esta é a segunda unidade de logística da Rede, que já possui o centro de distribuição de Passo Fundo. Na oportunidade, a São João também atingiu a marca de mil lojas, com a abertura da filial do bairro Restinga, na capital.
— A empresa pretende inaugurar cem novas lojas e gerar pelo menos 2 mil novos empregos nos próximos 12 meses. Atualmente, a São João conta com 17 mil colaboradores e o ritmo acelerado de crescimento somente é possível pela sustentabilidade do negócio, seja pela capacidade de geração de caixa, que oportuniza novos investimentos sem a necessidade de captação no mercado financeiro, seja por alcançar os níveis mais altos de governança corporativa — destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.
O empreendimento foi noticiado em primeira mão na coluna da Giane Guerra, em GZH, no final de 2021. Consolidada como a maior empresa do segmento no Sul do Brasil e a 4ª maior em todo o país, a Rede de Farmácias São João tem buscado expansão para os estados de Santa Catarina e Paraná, através de novos centros de distribuição. Nesses dois estados, são mais de cem lojas e 2.600 colaboradores.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o presidente Pedro Brair falou sobre a decisão de construir esse projeto:
— É uma conquista para uma empresa de mais de 40 anos, que iniciei do zero na cidade de Campo Novo. Com muito esforço, galgamos espaços. Para chegar à loja mil, tem muitas histórias. O centro de distribuição fica a 15 minutos do aeroporto, foram mais de R$ 200 milhões. Construímos em oito meses, foi bastante ousado. Hoje, se tem mais estímulo para investir na especulação do que em empreender — reforça.
Na Rádio Gaúcha, o empresário também falou sobre a decisão de investimento mesmo em um ambiente de incertezas para as empresas com mudança no governo federal, taxa de juro elevada, inflação resistente e cenário internacional turbulento.
— Hoje, nós temos competitividade dentro dos próprios Estados da Federação. Há um debate sobre incentivos. Está em pauta a reforma tributária. No nosso centro de distribuição em Gravataí, nós que investimos em toda a infraestrutura, que é a compra dos imóveis, terraplanagem, drenagem, esgoto. Depois, coloca o pavilhão em cima. Investimos muito em automação, por isso que os valores são bem expressivos.
Ele ressaltou também que 85% do investimento foi realizado com recurso próprio. O diretor de logística da Rede, Marcos Aurélio Vargas Júnior, também falou sobre a posição estratégica do CD:
— Por meio de um estudo de malha logística, o município de Gravataí, na região metropolitana, foi escolhido como a melhor localização pela proximidade com a capital gaúcha e acesso às principais rodovias — complementa o diretor.
Ouça a íntegra da entrevista de Pedro Brair ao programa Gaúcha Atualidade de 28/03/2023: