As buscas ao policial militar da reserva, Sérgio Antônio Berti, de 62 anos, que desapareceu após a embarcação que ele estava virar no lago da Usina Hidrelétrica Passo Fundo, no interior de Entre Rios do Sul, no norte do Estado, chegaram neste sábado (8) ao oitavo dia.
Dois mergulhadores atuam nos trabalhos subaquáticos. As buscas no fundo do lago chegaram a ser suspensas na última quinta-feira (6), em razão da preservação das condições físicas dos agentes e pelo fato dos trabalhos subaquáticas terem esgotado todas as possibilidades nas proximidades do local do acidente.
No entanto, as buscas com mergulhadores foram retomadas na sexta-feira (7), com a chegada de uma equipe vinda de Santa Maria, os quais substituíram as equipes de Porto Alegre e Passo Fundo, que atuavam na procura do segundo sargento da reserva até então.
Dois pontos dificultam as buscas submersas, de acordo com o comandante da 2° Cia Especial do 7° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), major Estevan: extensão da área de busca de mergulho e a profundidade do lago, que torna complexa a atividade:
— A profundidade do lago em alguns pontos pode chegar a 30 metros. Ademais, não temos a informação precisa quanto ao local onde o barco virou. Mas a tendência é de que nos próximos dias encontremos a vítima. Já há equipes trabalhando neste intuito — pontua o comandante da 2° Cia Especial do 7° BBM.
Além dos mergulhadores de Santa Maria, bombeiros de Erechim também auxiliam nas buscas, bem como agentes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), policiais militares do município e pescadores da região.
O segundo sargento da reserva, Berti desapareceu no sábado (1), por volta das 17h30min. Um homem estava com ele na embarcação no momento em que ela virou. O tripulante conseguiu se salvar. O motivo do acidente ainda é desconhecido.