Motivados pelo ano de Olimpíadas e Paralimpíadas, o tradicional calendário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passo Fundo terá um tema inédito em 2024: os esportes.
Em cada mês, um usuário representará a modalidade que pratica. As fotos foram feitas nesta segunda-feira (24), no campus 1 da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Ao todo, serão 11 temas esportivos, incluindo atletismo, tênis de mesa, bocha em cadeira de rodas e natação. O futsal aparecerá em dois meses, tendo um representante feminino e outro masculino.
No mês da natação, quem representa a modalidade é Matheus dos Santos, de 25 anos. Medalhista de bronze das Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio Grande do Sul, ele frequenta a escola da instituição, e conta que ama o esporte.
— Eu gosto muito de natação e de jogar bola. Quando ganhei a medalha foi só felicidade para mim, minha família e meus amigos. Para tirar as fotos foi tranquilo, não tenho vergonha.
Esporte para inclusão e autoestima
O entusiasmo em se exercitar é um dos benefícios dos esportes para os membros da Apae, como relatou o professor de educação física Iúri Moreira. Na entidade, o hábito entra na rotina dos usuários como forma de desenvolver habilidades.
— Praticar exercícios faz bem para qualquer pessoa, e para eles não é diferente. Notamos que eles se sentem incluídos, e participando de competições, como é o caso de muitos aqui, vemos que se sentem muito bem. A inclusão é o que mais beneficia — afirma o professor.
O calendário da instituição é produzido e comercializado como forma de resgatar a autoestima e valorizar os participantes, incentivando a sua inclusão social.
Nesta edição, de número 14, um QR code deverá mostrar os bastidores das sessões de fotos, além de trazer uma breve explicação do esporte e do participante.