Uma comitiva de assadores do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, irá levar o tradicional churrasco gaúcho para mais de 1,2 mil pessoas, em diferentes eventos, durante a ExpoAcre, que acontece a partir de sábado (29) a 5 de agosto, em Rio Branco, no Acre. A feira é uma das maiores no ramo do agronegócio no país.
Da Capital Nacional do Churrasco, o grupo se desloca de avião por Passo Fundo e Porto Alegre, em duas datas, à convite do governo do Acre, que irá custear as despesas da viagem. O primeiro grupo viaja nesta sexta-feira (28), direto para Rio Branco, para proporcionar a experiência da carne feita tipicamente no Rio Grande do Sul.
O restante da equipe embarca na segunda-feira (31), a princípio, em Porto Alegre, mas tentam conseguir voo com saída de Passo Fundo. A estimativa, entre conexões, é de cerca de 13h de viagem para chegar na capital acreana.
No total, serão oito dias de intercâmbio gastronômico e cultural. Na bagagem, os lagoenses levarão espetos de madeira, mas não conseguirão levar a carne do município por questões logísticas.
— Nós estamos muito felizes. É um reconhecimento, uma forma de expandir o nome de Lagoa Vermelha. Sabemos da responsabilidade, do tamanho do compromisso, de representar não apenas a cidade, mas o Estado inteiro — afirma o patrão do CTG Alexandre Pato, Alessandro Muliterno.
Tamanha responsabilidade requer experiência e muitos churrascos assados. O patrão revela que a equipe que irá viajar faz parte da terceira e quarta geração de assadores de Lagoa Vermelha, que se confunde com a história do CTG. Segundo ele, a primeira geração de assadores do município é da década de 1960.
— Nossa caminhada com o churrasco é grande, desde a década de 1960. Estamos com pessoas da terceira e quarta geração de churrasqueiros. Viemos de muita produção de churrasco e experiência nessa lida. Estamos tranquilos para fazer o melhor possível e honrar a tradição do Rio Grande do Sul — declara.
"Nosso churrasco é diferente"
Questionado sobre qual era o segredo do churrasco de Lagoa Vermelha, cidade em que foi intitulada, em 2021, como a Capital Nacional do Churrasco, Muliterno foi direto:
— A gente não quer o título de maior ou melhor churrasco do mundo, do Brasil. O nosso churrasco é bom porque ele é diferente. A nossa carne, as pastagens, a não utilização de grãos e silagem, dão um sabor especial. Temos águas nos campos e sombra farta, o que contribui para a qualidade do assado — pontua o patrão.
Ele pontua, ainda, alguns outros segredos que também fazem a diferença, como o corte da carne, que desossa quase todos os tipos, exceto a costela, com objetivo de assar uniformemente.
— Temos alguns segredos, para a carne ficar enxuta ao ir ao fogo. Temos aroma, o acabamento. É diferente a experiência — finaliza.
A equipe
A equipe do CTG Alexandre Pato que viaja para o Acre é formada pelo Patrão da entidade, Alessandro Muliterno, e pelos assadores Hermes Moreira, Juarez Lima de Almeida, Maurício Crestani e Valdir Silva.
ExpoAcre
A ExpoAcre 2023 começa no sábado (29) e termina em 5 de agosto. Em 2022, a feira movimentou R$ 209 milhões em negócios e contou com 336 expositores. Ela é considerada uma das maiores feiras do agronegócio no país e é a maior do Acre.
A programação conta com atividades específicas para o turismo, com balcão de negócios e, além da pecuária, também haverá espaço para as cadeias produtivas da castanha-do-brasil, açaí e cacau.