A greve dos trabalhadores da Coleurb, maior empresa de transporte coletivo urbano de Passo Fundo, no norte do Estado, pode iniciar na próxima segunda-feira (12). Como a empresa ainda não apresentou uma proposta e aguarda a votação do PL 45, que trata do subsídio, a categoria anunciou em nota, nesta terça-feira (6), a decisão pela greve.
Já a Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), empresa pública do município, fez uma proposta aos trabalhadores, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sindiurb), Luis Fernando Prichua.
Ele explicou que a empresa ofereceu o índice da inflação do mês de 4,36%, de forma integral nos tickets e metade do índice no salário neste momento e outra metade quando sair o subsídio.
— Vamos levar esta proposta para apreciação dos trabalhadores nesta quarta-feira (07). Caso eles não aceitem, iremos marcar uma outra reunião para negociar com a empresa. A categoria representada pelo Sindiurb optou pela greve — disse. — Entendemos que o direito de greve é o único meio que os trabalhadores têm nesse momento para defender o mínimo para a sua manutenção e de sua família.
Considerando os trâmites previstos pela lei, a categoria inicia o movimento grevista na próxima segunda-feira (12).
Câmara vota o Projeto de Lei 45
Os vereadores votam nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 45, que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao transporte coletivo urbano de passageiros em Passo Fundo. Caso haja aprovação, as empresas poderão propor uma alternativa de pagamento do índice inflacionário do período.
O PL 45 teve veto parcial do Poder Executivo e os parlamentares decidirão sobre a aprovação com o veto ou não. A primeira votação do projeto, que ainda não tinha emendas apresentadas, foi aprovada por maioria na Câmara, com 12 votos favoráveis e 8 contrários.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: