Em assembleia extraordinária realizada nesta segunda-feira (5), os trabalhadores do transporte coletivo das empresas Codepas e Coleurb de Passo Fundo, no norte do Estado, decidiram pela greve da categoria.
A greve pode começar 72 horas após a assembleia e envolve, além de motoristas e cobradores da Codepas e da Coleurb, trabalhadores que operam a coleta de lixo e os que atuam no estacionamento rotativo, ligados à Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo.
Na Coleurb, a decisão teve 77% de votos favoráveis e 23% contrários e, na Codepas, 69% favoráveis e 31% contrários.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sindiurb), Luis Fernando Prichua, a entidade irá oficiar as duas empresas sobre a decisão. Prichua diz que a categoria não recebeu o pagamento do dissídio, que deveria ter sido repassado em março, de acordo com o sindicato. Sindiurb pede reposição salarial de 5,73% (acumulado do último ano) mais 1,79% pendente do ano anterior. A entidade afirma que a Coleurb não apresentou proposta de reajuste.
Nesta segunda-feira, as primeiras linhas de ônibus do dia operaram com atraso devido a uma manifestação da categoria, em frente à garagem da Coleurb, no bairro Petrópolis.
O que dizem as empresas
A Coleurb afirma que fará uma proposta de reajuste salarial assim que houver a definição do valor e dos prazos de recebimento do subsídio, previsto no Projeto de Lei 45 que prevê o repasse de recursos às empresas de transporte coletivo urbano.
Já a direção da Codepas agendou uma reunião com os trabalhadores para esta terça-feira (6), às 14h30min, na sede da empresa.
Câmara vota na quarta-feira (7) veto parcial do Executivo
O Projeto de Lei 45, que teve veto parcial do Poder Executivo, deve ter nova apreciação pelos parlamentares na quarta-feira (7). O presidente da Casa, vereador Alberi Grando (MDB), lembra que o PL passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, nesta segunda-feira, foi feita a comunicação ao plenário, conforme os trâmites exigidos.
— A tendência é que o projeto seja aprovado na quarta-feira, já que na primeira votação tivemos 12 votos favoráveis e oito contrários, mas em uma casa legislativa tudo pode acontecer. Sabemos que o prefeito aprovou uma das emendas ao projeto e vetou a outra. Cabe aos vereadores decidirem ou não pela derrubada do veto — explicou Grando.
O que prevê o PL 45/2023
O Projeto de Lei 45/2023 autoriza a concessão de subsídio tarifário ao transporte coletivo urbano de passageiros em Passo Fundo. O objetivo da medida é assegurar o congelamento da tarifa praticada em 2023 no valor de R$ 5,50.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: