Os abrigos destinados a motoristas de táxi deverão passar por reformas no próximos meses, em Passo Fundo. Os pontos, que ficam localizados no Centro cidade, foram instalados há cerca de 10 anos e desde então, nunca foram reformados.
Hoje, 123 permissionários são cadastrados no município, divididos em 37 pontos de táxi. Porém, somente seis desses são abrigos, com a finalidade de oferecer um espaço de maior conforto aos motoristas, principalmente em dias de frio e chuva.
De acordo com o secretário de Transporte e Serviços Gerais, Alexandre Mello, todos os abrigos existentes serão substituídos por uma nova estrutura. No momento, a secretaria trabalha para finalizar o processo licitatório de aquisição dos equipamentos públicos, mas ainda não há data para publicação do edital. As alterações devem trazer maior adequação dos abrigos ao espaço urbano.
Conforme o presidente da Associação dos Taxistas de Passo Fundo, Jair Embarach, algumas das guaritas estão em estado precário, por essa razão, a categoria enviou um ofício à secretaria há cerca de quatro meses:
— Alguns desses locais já nem teriam mais condições de estarem naqueles espaços, por isso a gente fez esse pedido para o secretário, para que seja reformado ou trocado.
Os abrigos de taxistas são considerados equipamentos públicos que integram a prestação dos serviços de táxi, por esse motivo, o município é responsável por efetuar as adequações.