Um evento promovido pelo SESC de Passo Fundo, no norte do Estado, nesta quarta-feira (14), debateu o tema da violência contra a pessoa idosa. A ação faz parte da campanha Junho Violeta, mês da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
Participaram do debate, a delegada Carolina Goulart, a escrivã, Claudia Loeff Poglia, o agente da Polícia Civil, Diego Milani, a advogada da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Passo Fundo, Renata Cerutti e o chefe de Divisão do Departamento Estadual da Pessoa Idosa e das Famílias, vinculado a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direito Humanos, Angelo Marcos Dorigo.
Os debatedores levaram dados e orientações, explicando os tipos mais comuns de violência, especialmente os crimes de estelionato, que lideram o ranking de ocorrências nas delegacias.
A escrivã Claudia Poglia, atua nas investigações do Cartório do Idoso, que funciona junto à Delegacia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ela informou que a maior parte da demanda é relacionada ao estelionato virtual, abrangendo atos como o golpe do bilhete, golpe do sequestro falso pelo WhatsApp, falsas operadoras de empréstimos consignados, entre outros.
Atualmente há 700 inquéritos em andamento no cartório, envolvendo crimes de estelionato e maus-tratos contra pessoas da terceira idade. O delegado Mário Pezzi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), explicou que 80% está relacionado a ocorrências de estelionato, além dos chamados crimes comuns como furtos, roubos e ameaças.
O cartório abrange ainda os municípios de Pontão, Coxilha e Mato Castelhano.
Criação da Delegacia do Idoso em Passo Fundo é uma demanda
Uma das questões levantadas no evento foi a necessidade de criação de uma Delegacia do Idoso, tamanha demanda de crimes envolvendo este público. Há três meses o cartório local passou a contar com mais um agente para ajudar no trabalho da escrivã, que até então era a única responsável pelo registro e investigação de crimes contra idosos.
A delegada Carolina Goulart explicou que, com a delegacia, haveria um delegado titular dedicado somente a essa área, além de mais agentes, o que qualificaria ainda mais o trabalho de combate e repressão a esses crimes. Ela também disse que até o final do ano a Polícia Civil local pretende lançar uma cartilha de orientação aos idosos sobre os crimes de estelionato, uma forma de evitar que caiam em golpes.
Polícia tem seleção de 20 golpes mais comuns
O agente da Polícia Civil, Diego Milani, disse que os idosos são grupos vulneráveis e geram mais preocupação por estarem no alvo dos estelionatários.
— O aumento do estelionato nas mais diversas modalidades é algo preocupante. Há tantas modalidades de golpes sendo praticados que há uma seleção dos 20 principais, que estão acontecendo diuturnamente.
Entre os crimes listados o golpe do pagamento por aproximação, em sites de compras online, golpe do auxílio emergencial, golpe do bilhete premiado, golpe do falso sequestro, golpe da clonagem do whatsApp, golpe do cartão de crédito clonado, golpe da troca de cartão, golpe do boleto falso, golpe do falso empréstimo, golpe de troca de fotos íntimas, golpe do nudes, golpe do parente que quebrou o carro, entre outros.
Associação se dedica ao atendimento de idosos em Passo Fundo
A advogada da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Passo Fundo, Renata Cerutti, explica que a entidade busca garantir os direitos desse público e promover um espaço de convivência e atividade. A entidade tem caráter filantrópico e atende aposentados, pensionistas e idosos por meio de uma contribuição simbólica de apenas 1% do rendimento, que dá direito a atendimento jurídico, psicológico, de assistente social e ainda novos projetos como a parceria com a Atitus Educação para atendimento odontológico e fisioterápico, além de psicológico.
Cartório do Idoso Passo Fundo
- Rua Bento Gonçalves, 720, Centro
- Telefones para denúncias: 197, 181 ou 100
- Horário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h
Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
- Rua Paissandu, 1450, Centro
- Telefone: (54) 3311-9088 / WhattsApp (54) 98438-6338
Horário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17hs
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: