Em agosto de 2022, Elza Formigueri, junto com o esposo Everton Formigueri, tiveram a ideia de comprar um motor home e levar os pais dela para viajar. O desejo era fortalecer os laços de união e amor por aqueles que tanto fizeram por eles.
— Quem ganha com tudo isso somos mais nós do que eles, porque a gente conversa e conhece lugares juntos. Eles nos contam coisas sobre locais que visitaram, como se conheceram e assim vamos nos aproximando ainda mais, principalmente nessa fase da vida — afirma Elza.
O detalhe na história é que Lilian Lima tem 94 anos e Fernando Lima, cem anos, ou seja, são passageiros especiais que requerem carinho em dobro. O casal trabalhou a vida inteira na agricultura e pecuária na propriedade da família, em Coxilha, município do norte do RS. Hoje é a filha, o genro e o neto que cuidam das lavouras. Com as obrigações cumpridas e mais tempo livre, querem apreciar a vida com tranquilidade.
— A gente não saia quase, agora que eu tenho oportunidade, não temos compromisso mais, já trabalhamos bastante quando éramos jovens, temos saúde, vamos aproveitar — declara a aposentada Lilian.
O veículo adquirido passou por reformas com a instalação de corrimãos, degrau móvel para subirem e cama confortável. Há 10 meses na estrada, já percorreram mais de oito mil quilômetros por 12 cidades diferentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
— Em cada viagem eu faço a revisão de freios, pneus, vejo se está tudo funcionando direito, afinal é uma grande responsabilidade. Onde paramos as pessoas vêm, querem tirar foto e conhecer mais sobre eles. É uma inspiração de disposição e alegria de viver — comenta o genro, Everton Luiz Formigueri.
Entre os locais que já passaram estão Ametista do Sul, Imbé, Gramado. Alguns vistos pela primeira vez, outros que íam quando mais jovens. O próximo destino já está no mapa, Pelotas, no sul do Estado, onde pretendem passear na Fenadoce e até o fim do ano Fortaleza, no Ceará.
— Olhar coisas diferentes é muito bom. Eu acho que sempre a gente tem algo novo para aprender. A vida é curta, passa muito rápido e temos que aproveitar, colocar coisas novas na cabeça — celebra o aposentado, Fernando Lima.
O que chama a atenção além da idade de Lilian e Fernando, é tamanha disposição de ambos, lúcidos, com memória impecável e sempre sorridentes. A explicação pode se dar pelo jeito que levam a rotina no dia a dia. Fernando tem uma pequena carpintaria nos fundos de casa onde faz trabalhos manuais. Já Lilian está sempre na cozinha, realizando tarefas domésticas e ao lado do amor, acompanhando tudo que faz. São 78 anos juntos, duas filhas, cinco netos, seis bisnetos e dois tataranetos.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: