Aproximadamente 80 moradores das ocupações de Passo Fundo protestaram em frente à prefeitura municipal na tarde desta quarta-feira (19).
Eles reivindicam regularização de água, de energia elétrica, obras emergenciais pela secretaria de Obras nas ruas, para todas as ocupações. Além disso, o grupo requer desapropriação das ocupações ameaçadas de despejo (Bela Vista, Valinhos 1 e Vila Popular) e imediata regularização fundiária das ocupações, Valinhos 2, Leão XIII, Planaltina, Roselândia, Beira-trilhos e RS-324, orçamento municipal maior para a área da habitação, encaminhamento do Plano Diretor e Criação do Conselho da Cidade, segurança pública e o fim da violência contra a mulher.
A moradora da Ocupação Vista Alegre, Denair Sandre, explica que a luta dos moradores é antiga, acontece há pelo menos 10 anos e a situação é cada vez mais precária.
— As ruas precisam de manutenção pelo poder público, pois no inverno as crianças não conseguem ir na escola e no posto de saúde em função desse problemas. Por causa das ligações de energia elétrica clandestinas que temos que fazer, aproximadamente três casas são destruídas pelo fogo por ano em Passo Fundo, com risco de vida para idosos e crianças. Temos uma grande expectativa que o poder público olhe por nós e possa fazer a regularização fundiária para que a gente pague pelos nossos terrenos, pela água e pela energia elétrica. Eu ganho um salário, não consigo pagar aluguel, alimentação gás, luz e água. Viver em ocupações não é uma escolha, é a nossa única opção.
Hoje existem mais de 50 ocupações em Passo Fundo, abrigando pelo menos 10 mil pessoas.
De acordo com a moradora da ocupação Valinhos 2, Edivânia Rodrigues, os moradores querem o mínimo de estrutura para viver com dignidade.
— Não estamos pedindo doação, mas que sejam feitas políticas públicas e que de fato coloquem um preço justo nos terrenos para que a gente consiga pagar por isso. Não queremos caridade, e sim justiça.
Munidos de faixas e cartazes, o grupo foi recebido em frente ao prédio da prefeitura, pelo secretário de Habitação, Paulo César Caletti. Ele se comprometeu em atender um grupo de representantes dos moradores, junto com o prefeito Pedro Almeida, na próxima semana. No encontro, os moradores devem entregar uma carta com as reivindicações para o poder público.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo