Nos últimos dias diversos pontos do Rio Grande do Sul registraram chuvas. Em Passo Fundo foram mais de 50 milímetros de água apenas em março. Essa quantidade ajudou a melhorar o nível das barragens do município, porém, a situação exige atenção e cautela.
Praticamente todo município é abastecido pelas barragens da Fazenda e do Miranda. Com as chuvas recentes o cenário melhorou, mas ambas ainda estão com níveis abaixo do normal. 2,5m e 80 centímetros, respectivamente.
Antes das chuvas o cenário era pior. No dia 25 de fevereiro a Corsan marcava níveis ainda mais baixos. A barragem da Fazenda estava com 3,2m abaixo do nível normal e a barragem do Miranda com 1,2m.
Previsão de pouca chuva preocupa
Apesar de março ter começado com volume superior a 50 milímetros de água (quase a metade da média histórica de 121 milímetros), o Climatempo prevê pouca chuva para os próximos dias em Passo Fundo.
O Superintendente Regional da Corsan, Aldomir Santi, relembra que historicamente o período atual é de baixas quantidades de chuva.
— É muito preocupante pois nós temos uma previsão de 10 a 12 dias sem chuva, e essas chuvas que ocorreram recuperaram o nível, mas não mantém. A partir de amanhã, depois, ele já vai começar a baixar novamente. (...) É preocupante porquê março e abril são meses que historicamente chove menos que os demais meses do ano.
Transposição evita cenário ainda pior
Apesar dos níveis abaixo do normal, a situação poderia ser ainda pior. Desde dezembro a Barragem da Fazenda recebe transposição do Rio Jacuí, enquanto a barragem do Miranda conta com o aporte de água do Lago da Pedreira desde fevereiro.
Estas medidas tem impacto direto na manutenção dos níveis mitigando a possibilidade de racionamento e/ou desabastecimento.
Uso racional da água
Por conta de todo o cenário, o Santi relembra que a população deve fazer um uso consciente dos recursos hídricos.
— Usar de forma racional, evitar lavar calçadas, veículos, regar jardins, encher piscinas, onde se gasta uma grande quantidade de água e isso pode fazer uma grande diferença lá na frente.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.