O Ypiranga terá a árdua missão de vencer o Juventude nesta sexta-feira (15) para garantir a vaga na final da Copa FGF — Troféu Zagallo. No primeiro jogo da semifinal, as equipes ficaram no 0 a 0. Agora, quem levar a melhor será o primeiro finalista da competição.
O Canarinho conta com um grupo de jogadores reduzido. Esse tem sido o maior problema para o técnico Matheus Costa. No entanto, uma das "armas" do comandante pode ser a estreia do meia Jean Pyerre entre os titulares da equipe.
Desde que chegou ao time de Erechim, em agosto, o jogador atuou apenas duas vezes. Em ambas ele entrou no segundo tempo, sendo que a última foi na segunda-feira (11), quando o Ypiranga empatou com o Juventude, em Flores da Cunha.
O maior desafio de Jean Pyerre nesse período tem sido recuperar a condição física, já que ficou um período afastados dos treinamentos em decorrência de uma cirurgia na lombar. Em entrevista para GZH, jogador afirmou que está preparado:
— Sinto que venho numa crescente desde que cheguei ao Ypiranga. Estou realizando algumas atividades especiais e fora dos turnos de treinos, já que meu ritmo não é o mesmo que os demais jogadores. Eu me sinto bem, e a cada dia que passa, me sinto melhor e mais preparado — destacou Jean Pyerre.
Em caso de derrota para o Juventude, o Ypiranga se despedirá da temporada 2024 nesta sexta. Por outro lado, se avançar à final, terá mais dois jogos para disputar. E esses duelos poderão ser os últimos do jogador, que tem sua permanência incerta no Canarinho.
— Espero que essa temporada possa terminar da melhor maneira possível, espero que a gente possa chegar no nosso objetivo, que é ser campeão. Nos preparamos para isso e todos que estão aqui querem muito que isso aconteça — disse o jogador, que comentou sobre o seu futuro no Ypiranga:
— Sempre vou falar o quanto me senti bem acolhido aqui no Ypiranga, mas estamos conversando e debatendo sobre. Tenho algumas questões contratuais que precisamos ver e talvez resolver, mas estou rezando para o melhor desfecho possível. No momento eu estou mais focado na Copinha, mas tudo pode acontecer, desde eu continuar aqui na próxima temporada ou até mesmo não ficar. Se eu continuar, ficarei muito feliz, porque como disse, estou muito bem aqui.
As questões contratuais que Jean Pyerre se refere envolvem o Ituano, clube no qual tem contrato até o fim de 2025. Ele chegou ao Canarinho por empréstimo do time paulista até 30 de novembro e sem custo salarial. No entanto, caso permaneça em solo gaúcho para a próxima temporada, o Ypiranga deverá bancar parte do salário do jogador.
Adversário difícil
Antes de definir o seu futuro, o meia Jean Pyerre destacou estar focado na partida de volta contra o Juventude, que acontece às 16h desta sexta, no Estádio Colosso da Lagoa. Segundo ele, será um confronto difícil.
— Não vai ser fácil, eu já estive do outro lado e sei que quando somos mais novos sempre tem alguém nos olhando, então como o Juventude tem uma equipe nova, todos jogadores vão querer mostrar trabalho. São jogadores que tem projeção de subir para o profissional e sei que eles encaram como uma oportunidade de ouro, ainda mais em jogos importantes como esse — frisou.
Quem garantir a classificação neste confronto irá enfrentar São José ou Gaúcho na final da Copa FGF. Na partida de ida da semifinal o Zeca venceu por 1 a 0 e tem vantagem do empate para garantir a vaga. As equipes se enfrentam às 19h desta sexta-feira (15).