O Gaúcho largou em desvantagem na semifinal da Copa FGF — Troféu Zagallo. Na tarde deste domingo (10), o fator local não foi o suficiente e o Alviverde perdeu para o São José por 1 a 0, na Arena B&8, em Passo Fundo.
Com o placar, o Periquito está obrigado a vencer por dois gols de diferença no jogo de volta, que será na sexta-feira (15), às 19h, em Porto Alegre. Se devolver o placar com um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. O outro finalista começa a ser definido nesta segunda (11). Em Flores da Cunha, o Juventude recebe o Ypiranga. A partida de volta será em Erechim, na sexta-feira, às 16h.
O jogo
O São José começou o duelo jogando em cima, empurrando os donos da casa para o campo de defesa. O Gaúcho tentava responder em jogadas de contra-ataque, puxadas por Vinicius Baiano. A primeira grande oportunidade foi do Zequinha. Renê estava de frente para o gol, chutou forte, mas o goleiro Jorge fez grande defesa.
Aos 35 minutos, o Gaúcho reclamou bastante da arbitragem. Vinicius Baiano fez o cruzamento para a área, mas a bola bateu no zagueiro adversário. O Alviverde reclamou um toque de mão, que seria pênalti, mas o juiz não marcou nada. No final da primeira etapa, o Gaúcho abusou dos erros de passe na saída de bola, dando chances para os visitantes. No entanto, o São José não aproveitou as chances.
No segundo tempo, o Gaúcho voltou com uma postura mais ofensiva. Porém, o São José foi efetivo. Em cobrança de escanteio, o goleiro Jorge tentou segurar a bola e acabou soltando-a, ela ficou quicando dentro da área e Renê empurrou para o gol.
O Gaúcho não conseguia criar chances perigosas. Na melhor oportunidade, ainda aos nove minutos, Baiano driblou três jogadores e passou para Daros, mas na dividida com o goleiro, ele perdeu a posse de bola.