A Liga Nacional de Futsal (LNF) deve ter mais equipes na próxima edição. Quatro clubes de expressão no futebol demonstraram interesse em disputar a competição: Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo e Sport. Para que isso de fato aconteça, os clubes devem comprar uma franquia para ingressar na Liga.
Isso, no entanto, será definido nos próximos dias, quando a LNF decretar a quantidade de novos clubes franqueados para a próxima edição. A partir daí, serão confirmados os times participantes e o formato da competição em 2025.
Como funciona
Clubes interessados em ingressar na LNF precisam adquirir uma franquia, de forma semelhante ao que ocorre na NBA, a liga de basquete norte-americana.
Essa franquia custa cerca de R$ 1 milhão. Assim, o clube passa a ser uma espécie de "associado" da entidade, tendo poder de decisão sobre os rumos da Liga Nacional.
Número de equipes
Após a suspensão da criação da Liga de Acesso, a principal competição do futsal brasileiro deve sofrer uma alteração no número de equipes participantes: passaria de 24 para 26 times em 2025.
Com a suspensão da Liga de Acesso, São Lourenço, Blumenau, Taubaté e Brasília, que haviam sido rebaixados após o término da primeira fase, estariam aptos para disputar a próxima edição. No entanto, conforme apurado pela reportagem de GZH, Taubaté e Brasília não deverão participar.
Acompanhe a cobertura da Liga Nacional de Futsal em GZH.