O Ypiranga encerrou o ano do seu centenário sem conquistar os principais objetivos traçados no início da temporada. A última meta seria a vaga na Copa do Brasil de 2025, mas ela foi para o São José.
Neste domingo (24), o Canarinho foi até o Passo D'Areia com o regulamento da Copa FGF — Troféu Zagallo embaixo do braço, mas não soube aproveitar. Depois de vencer o Zequinha por 2 a 1 em Erechim, o Ypiranga viu o adversário vencer o tempo regulamentar por 1 a 0, e levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o time de Porto Alegre levou a melhor e assegurou o troféu da última competição gaúcha de 2024.
Em entrevista para GZH Passo Fundo após o jogo, o técnico Matheus Costa lamentou o resultado. Isso porque além de terminar a temporada sem conquistas, a derrota atrapalhou o planejamento financeiro do clube para o próximo ano, já que não haverá a disputa da Copa do Brasil.
— A frustração é gigantesca por não termos conquistado o título, mas fico orgulhoso daquilo que fizemos. Desde que cheguei, os atletas compraram a ideia e fizeram tudo aquilo que foi implementado. Foi por um detalhe que não fomos campeões — avaliou.
— Lá em Erechim tomamos o gol no apagar das luzes, onde fomos muito superiores. Hoje (domingo) fomos infelizes numa cobrança de lateral, que até tenho minhas dúvidas se o jogador não estava irregular, mas é um lance difícil para a arbitragem. No segundo tempo era óbvio que eles teriam mais volume de jogo, mas tivemos muito controle. Nos pênaltis, foi competência — frisou o treinador, sobre a final deste domingo.
Costa falou que não há tempo para lamentações. Nesta segunda-feira (25), ele se reunirá com a direção para debater a temporada 2025.
— A montagem do elenco será um quebra-cabeça. Vamos precisar de muita habilidade e capacidade para manter um nível de elenco competitivo, que as competições que disputaremos exigem isso. Dentro da nossa realidade financeira, não podemos cometer absurdos. Precisamos ter uma folha em dia e que cumpra com aquilo que planejarmos — disse.
Em 2025, o Ypiranga disputará o Gauchão e a Série C do Campeonato Brasileiro. A ideia é que a apresentação do elenco para a próxima temporada aconteça na segunda quinzena de dezembro.