O São José é campeão da Copa FGF — Troféu Zagallo. Depois de reverter o resultado da ida e vencer por 1 a 0 neste domingo (24), o Zeca contou com a estrela do goleiro Fábio e derrotou o Ypiranga por 4 a 2 nos pênaltis, no Passo D'Areia.
Com o título, o Zeca ganhou vaga para disputar a milionária Copa do Brasil em 2025. Também decidirá a final da Recopa Gaúcha contra o Grêmio.
O jogo
O Ypiranga começou a partida pressionando o São José, mas não conseguiu criar oportunidades de chegar ao gol. Com isso, o jogo esfriou e ambas as equipes trocavam passes quando estavam com o domínio da bola.
A primeira boa chegada ao ataque foi do Zeca, aos 22 minutos. Depois de uma cobrança de falta alçada na área, Douglas cabeceou por cima do gol.
Os donos da casa melhoraram nos instantes finais de primeiro tempo e logo encontraram um espaço para abrir o placar no Passo D'Areia. Aos 44, Laílson cobrou lateral para dentro da pequena área e, depois de um erro da marcação do Ypiranga, Renê ficou livre para empurrar a bola para o fundo da rede e colocar o São José em vantagem: 1 a 0.
Depois do intervalo, o Ypiranga voltou pressionando o São José. Assim, logo aos 8 minutos, Heitor arriscou uma conclusão na entrada da área, que passou por cima do gol.
Aos 17, o Zeca armou um contra-ataque com Douglas. O centroavante conduziu a bola até a entrada da área e mandou uma pancada para o gol, obrigando o goleiro Edson a fazer uma grande defesa para evitar o que seria o segundo gol dos mandantes.
O Ypiranga por pouco não igualou o placar em um lance bizarro. Aos 19, Heitor cruzou uma bola do sistema defensivo para a área. Na hora da interceptação, o zagueiro do São José se atrapalhou e quase fez um gol contra.
O São José seguiu pressionando mais e quase encontrou o segundo gol aos 32. Depois de uma troca de passes, a bola sobrou para Douglas, cara a cara com o goleiro Edson, cabecear por cima do gol. Com o 1 a 0, a decisão do campeão foi para os pênaltis.
Pênaltis
Nos pênaltis, Fábio brilhou. Ele defendeu duas cobranças e garantiu o título para o São José. O goleiro também converteu a primeira cobrança do Zeca. Giovane Gomes, Danielzinho e Renê fizeram na sequência para os campeões: 4 a 2.