A caminhada do Ypiranga em busca do acesso à Série B de 2025 chega à reta final neste sábado (31). Há nove anos na terceira divisão nacional, a conquista seria inédita para o time gaúcho.
O Canarinho disputará uma vaga na segunda divisão nacional contra Athletic, Londrina e Ferroviária, adversário deste sábado. Do outro lado, Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Remo se enfrentam. Os dois melhores colocados de cada chave conquistarão as vagas na B de 2025.
O peso do acesso
Em entrevista a GZH Passo Fundo, o presidente do Ypiranga, Adilson Stankiewicz, afirmou que o clube está preparado para conquistar o acesso. Como exemplo, cita as diversas melhorias conquistadas pelo time nos últimos anos.
— Ao longo dos anos de Série C, viemos nos construindo, reconstruindo e aperfeiçoando os processos. Hoje a gente pode dizer que o Ypiranga já está no nível de Série B, quer nos seus processos internos ou nos processos externos. Basta vermos a evolução que tivemos nos setores do departamento médico, da fisioterapia, da psicologia, da preparação física, e as próprias estruturas dentro do clube. Óbvio que tudo ainda pode melhorar e uma Série B traz maiores melhorias, mas o clube, sim, tem casca e está pronto para disputar uma Série B em todos os seus setores. Estamos maduros para essa conquista — destacou o dirigente.
Além do aspecto institucional, Adilson reforça o impacto que o acesso do clube poderá proporcionar para a economia de Erechim e a Região do Alto Uruguai. Ele relaciona a Capital da Amizade com a cidade vizinha, Chapecó, que expandiu seus horizontes após a crescente da Chapecoense no cenário nacional.
— O nosso acesso pode trazer uma gama de benefícios para a nossa cidade e região. Basta vermos o que a Chapecoense fez por Chapecó. Por exemplo, quando o aeroporto ainda tinha pouca demanda, quem movimentou, quem viabilizou os primeiros voos para o centro do país, foi a Chapecoense. Além disso, a questão da infraestrutura turística, você tem que se preparar para receber as pessoas, a questão dos hotéis, a questão dos restaurantes, a questão da rede de serviço, tudo isso cresce, você começa a receber torcidas de massa com frequência. Além de tudo isso, também dá força para o setor político solicitar as melhorias que se precisa, então o impacto é muito grande em todas as áreas — disse.
Diante do cenário de decisões que o Canarinho terá nas próximas seis rodadas, o dirigente clamou pelo apoio de toda a comunidade:
— É hora de esquecer os times da Capital um pouquinho, e colocar de lado aquela paixão que vem de criança Precisar pensar com a razão e ter a certeza que quem representa Erechim e toda a região do Alto Uruguai é o Ypiranga. Somente ele que pode trazer a transformação que a gente precisa.
Veja os jogos do Ypiranga no quadrangular final da Série C
- Ypiranga x Ferroviária - 31/8 às 20h
- Athletic x Ypiranga - 7/9 às 17h30min
- Londrina x Ypiranga - 14/9 às 20h
- Ypiranga x Londrina - 22/9 às 18h30min
- Ypiranga x Athletic - 28/9 às 20h
- Ferroviária x Ypiranga - 5/10 às 17h30min