A passo-fundense Enya de Oliveira Schultz Pires conquistou pela quarta vez a medalha de bronze na Copa Europeia Sub-21 de Praga, na República Tcheca. A competição aconteceu no primeiro fim de semana de julho.
Aos 20 anos, Enya é atleta do Clube Grêmio Náutico União de Porto Alegre e foi uma das 29 atletas que representaram o judô brasileiro na competição. Ela venceu na categoria sub-21 pesado feminino.
Antes, a jovem conquistou a terceira colocação no Circuito Europeu de países como Alemanha, Áustria e Hungria
Os circuitos europeus reúnem atletas de base com o intuito de escolher a seleção principal para o World Championships Junior, campeonato mundial Sub-21 de judô, que acontece no fim do ano em Dushanbe, a capital do Tadjiquistão.
Em entrevista a GZH Passo Fundo, Enya conta que o esporte surgiu na vida dela como um lazer. Aos 7 anos, optou pela arte marcial japonesa por não se adaptar em outras modalidades.
— É a minha vida. Não me imagino sem. Já vivi tantas experiências, conheci tantas pessoas e lugares incríveis e senti tantas emoções que nada seria possível sem o judô. É gratificante pensar que uma simples e boba brincadeira de criança está dando frutos tão grandes — disse.
No dia a dia, a rotina de treinos é intensa e dividida em quatro partes: treino de tatame, academia, treino de solo/Jiu Jitsu e treino técnico/tático.
A próxima parada de Enya será no Brasil, no Campeonato Brasileiro Sub-21, que acontece em agosto, na Bahia. Além da competição nacional, ela aguarda a convocação para o Campeonato Mundial Sub-21, no Tajiquistão.
— São vários os critérios para ir para o mundial como convocado, porém um deles é ter duas medalhas em competições na Europa. Espero poder representar o Brasil em mais um campeonato mundial — pontuou.