O União Frederiquense tem sete jogos para ingressar no G-4 do Grupo A da Divisão de Acesso. Somente os quatro primeiros clubes de cada chave avançarão às quartas de final e seguirão na disputa por vaga na elite do futebol gaúcho.
Até o momento, o Leão da Colina não conseguiu alcançar a parte de cima da tabela nesta temporada. Passadas sete rodadas, o clube soma oito pontos e ocupa a sexta posição da sua chave — o Glória é o líder, com 17.
A pontuação da equipe poderia ser melhor se o time não tivesse sofrido gol nos acréscimos em três jogos da competição: contra Brasil de Farroupilha e Glória, quando acabou perdendo os confrontos, e diante do Cruzeiro, quando cedeu um empate.
— Não começamos bem a competição e isso interferiu na nossa posição na tabela de classificação. Como é um campeonato de tiro curto, o resultado precisa acontecer de forma rápida, então a direção optou pela troca de treinador — destacou o técnico Jailson Zatta, efetivado na última semana.
O treinador, que era auxiliar da equipe antes de receber a promoção, também afirmou que não cabe a ele "olhar para trás e julgar o que faltou" para o União-FW. Seu foco está no futuro.
— Desde o momento que eu assumi, tratei de mostrar para os atletas que o nosso grupo é bom e que temos totais condições de conseguirmos a classificação pela nossa qualidade. Também corrigi situações que julgava importante, como a necessidade de uma transpiração e competitividade maior durante as partidas. Acho que a disputa deles dentro de campo, até o último centímetro da linha, vai fazer a diferença.
O segundo turno da competição começa neste domingo (16) para o União-FW, em mais um confronto contra o Passo Fundo. Desta vez, a partida será em Frederico Westphalen, às 16h. Para o treinador, será uma oportunidade de diminuir a pontuação em relação ao adversário, que no momento está na zona de classificação, com 14 pontos.
— Eu não tenho trabalhado com uma perspectiva de pontos, mas sim com uma perspectiva de vencer os times que hoje fazem parte desse G-4, que são nossos adversários diretos. Precisamos não só encurtar a diferença que há entre nós e eles, mas também mostrar que o nosso returno pode ser muito mais consistente e muito mais agressivo do que foi o primeiro, a começar pelo Passo Fundo — concluiu.