A metade da primeira fase da Divisão de Acesso já passou e o Passo Fundo está na zona de classificação para o mata-mata. Mesmo sem vencer há duas rodadas, o Tricolor permanece na segunda colocação do Grupo A com 14 pontos, superando as expectativas de muitos torcedores e até mesmo do técnico Leandro Machado.
Em todas as entrevistas que o comandante do Passo Fundo concedeu na temporada, nunca vendeu falsas expectativas. Desde a sua chegada no clube, afirmava que o time correria por fora e deixava claro as limitações do time para realizar contratações, por conta da situação financeira. Seria necessário usar a criatividade para ir ao mercado e montar o elenco para a competição.
Discurso realista
— Quando começamos o trabalho, sempre falamos faríamos um grupo que iria trabalhar muito, correr muito e representar bem o Passo Fundo, mesmo com todas as dificuldades. Então, a gente começou a ganhar e algumas pessoas acharam que a gente tinha um supertime e não era isso. Temos nossas dificuldades, nossas limitações e temos o pé no chão — explicou o treinador em entrevista à GZH.
Logo no início do campeonato, o Passo Fundo despontou na liderança. Perdeu a invencibilidade apenas na sexta rodada, para o Veranópolis. No último jogo, empatou em casa com o União-FW. Apesar dos últimos dois resultados não serem positivos, o treinador afirma que o time está superando as limitações.
— A gente conseguiu até suprir algumas necessidades através do trabalho. As expectativas se superaram por todos os problemas que temos. Ninguém disse que seria fácil — argumentou Leandro Machado.
O técnico afirmou que o segredo para o bom desempenho do time no primeiro turno se deve à transparência entre comissão técnica e jogadores. Ele revelou que desde o início o grupo tem conhecimento das dificuldades que o clube passava.
— A gente trabalha dentro do nosso grupo com verdades, com a realidade. Pedimos que as nossas limitações e as nossas falhas não sirvam de desculpa para não trabalhar ou deixar de correr. Trabalhamos olho no olho entre jogadores e comissão técnica e todos sabem as dificuldades, mas isso não poderá ser uma desculpa para o time se escorar.
De olho no returno
O segundo turno começa no domingo (16) em mais um confronto contra o União-FW. Desta vez, a partida será em Frederico Westphalen. Para se manter no G-4, o treinador garantiu o mesmo empenho do seu grupo.
— Primeiro, eu espero continuemos com o nosso DNA, que é de um time que corre muito, trabalha muito dentro de campo, não desiste e tenta buscar os resultados — analisou Leandro Machado, que ainda concluiu:
— Segundo ponto que precisamos entender é que não vai ser fácil, porque muitas equipes se reforçaram, muitas equipes contrataram, coisa que a gente não conseguiu fazer.
Questionado se o Tricolor deverá contratar mais jogadores para o restante da temporada, o treinador novamente não gerou expectativas, relatando dificuldades para encontrar peças no mercado. Na última semana, o clube estava negociando com alguns atletas, mas as tratativas não avançaram.
— Se for acontecer, serão contratações pontuais, contratações que revolvam os nossos problemas.