Os 16 clubes da Divisão de Acesso receberão auxílio financeiro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul em maio. A entidade repassará aos clubes o valor de R$ 65 mil. Valor que deverá ser destinado para despesas como viagens, hospedagens e questões médicas.
O presidente do Gaúcho, Luciano Almeida, diz que o valor chega em bom momento:
— Clubes do Interior sempre precisam de apoio financeiro das entidades que organizam as competições. É um auxílio importante, que vem em boa hora e ajuda o clube. Foi uma medida acertada da CBF.
O repasse ocorre por intermédio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Alguns clubes do Interior solicitaram ajuda para que a entidade recorresse a CBF afim de evitar prejuízos maiores pelo fato de ficar um mês sem atividades. É o caso do Passo Fundo, que estimava um prejuízo superior a R$ 250 mil com a paralisação do campeonato.
Em contato com GZH, o presidente do Tricolor, Volnei Trapasson, afirmou que participou da reunião com a FGF, mas disse que o clube só irá se manifestar sobre o assunto, após a situação ser debatida internamente com o grupo de ex-presidentes, que está gerindo o Passo Fundo nos últimos meses.
Já o União-FW comemora a notícia do auxílio financeiro. O clube teve alguns prejuízos na sua estrutura física como a queda de um muro no seu estádio. O presidente Edison Cantarelli afirmou que com essa verba, que será destinada para a logística, será possível focar o orçamento do clube na reforma:
— Esse valor ajuda a reparar o muro que caiu. E outros prejuízos na Arena. Tivemos um aumento no calendário da primeira fase também e isso ajuda na questão de alívio dos gastos do clube como alimentação e moradia.