A paralisação da Divisão de Acesso por conta das chuvas no Rio Grande do Sul modificou a tabela e rotina dos clubes do Interior. Porém, para o Sport Clube Gaúcho é de oportunidade para aprimorar questões técnicas.
O Alviverde estava enfrentando dificuldades no início da competição. Em quatro rodadas, somou quatro pontos e estava fora da zona de classificação. A última partida foi na derrota, em casa, no clássico contra o Passo Fundo.
O técnico Vanderson Pereira admite que o adiamento das rodadas interfere no ritmo de todas as equipes. Por outro lado, quer aproveitar o momento para intensificar os treinos, prevendo a retomada da competição, que deverá ocorrer no dia 1º ou 2 de junho.
— Todo mundo vinha num ritmo já de competição e tu não ter como repor isso aí com amistosos, porque várias equipes foram afetadas com isso. Então, isso prejudicou. Porém, nos deu um lastro maior de treinamento, principalmente como equipe, com todos os atletas presentes para treinamento, coisa que a gente não teve antes — comentou o treinador.
Vanderson se refere ao período de pré-temporada do time. Antes da Divisão de Acesso começar, o Gaúcho não contava com todos os jogadores no seu elenco, pois ainda estavam disputando os Estaduais por outros clubes. A parada da competição foi a chance do Alviverde conseguir aprimorar os treinamentos com o time completo.
— Nós tivemos que entrar na competição aí praticamente com um grupo se conhecendo dentro dos jogos. A gente não teve o tempo de uma pré-temporada boa com todo mundo. Os atletas foram chegando, inclusive, na segunda rodada da competição — explicou o treinador, que ainda completou:
— Agora tivemos 20 dias para treinar e isso foi bom, para aprimorar a parte física. Acredito que a gente vai voltar bem melhor do que esteve nesse início de competição.
Sem prejuízo financeiro
Fora de campo, o Gaúcho afirma não ter prejuízos com a paralisação da competição. Conforme o presidente Luciano Azevedo, o clube está conseguindo honrar os salários dos jogadores e demais colaboradores, mesmo sem a realização das partidas. O mandatário acredita que a competição deverá encerrar no dia 13 de agosto, como estava previsto anteriormente.
— Nós temos um planejamento que vai até o dia 13 de agosto, quando era previsto o encerramento do campeonato. E a sinalização que a FGF está dando para os clubes é que esse prazo será cumprido. Nós estamos organizados para trabalhar nesse prazo, então, havendo o cumprimento desse prazo, o Gaúcho está preparado para isso, e me parece que vai haver — argumentou o presidente.