O Passo Fundo Futsal começou a sua participação no Campeonato Brasileiro com o pé direito. A equipe do Norte do RS enfrentou o Náutico, em Recife, na noite desta quinta-feira (16) e venceu por 4 a 1, somando os três primeiros pontos na competição.
O PFF começou o jogo impondo o seu próprio ritmo. Com 1min30s, Nenê cobrou o lateral pelo lado direito, para dentro da área, onde Matheus Gaúcho se antecipou ao marcador e chutou para abrir o placar, marcando o primeiro gol da equipe na competição.
A primeira vez que o Náutico chegou perto do gol foi aos 7 minutos, quando Dyogenes finalizou em cima da marcação passo-fundense, que desviou para fora. Pouco depois, Lázaro cobrou uma falta de longe, mas o goleiro Queixo fez uma boa defesa.
Apesar disso, o Passo Fundo controlava as principais ações da partida. Aos 13, Pato tabelou com Araçá, que ficou na frente do goleiro, mas chutou para fora. Pouco depois, Ponce aproveitou o erro de passe do goleiro do Náutico e chutou da quadra de defesa por cobertura, mas a bola foi para fora.
Passo Fundo eficaz no segundo tempo
A equipe gaúcha começou o segundo tempo de forma intensa novamente e não deu chances para os donos da casa. Aos 30 segundos, Paulo Vitor passou para Samuka, que devolveu de primeira para o pivô, que chutou para o gol e ampliou a vantagem para 2 a 0.
O Passo Fundo aumentou aos 4min35s, quando o goleiro Queixo defendeu o chute do time pernambucano. Ele agarrou a bola, viu o goleiro adversário adiantado e rapidamente chutou por cobertura, marcando o terceiro gol do time. Menos de um minuto depois, em uma rápida troca de passes, Pato encontrou Coito na direita, que passou para Viana fazer 4 a 0.
Mesmo com o placar elástico, o PFF quase ampliou na sequência, primeiro com Matheus Gaúcho e depois com Pato. O Náutico conseguiu esboçar a reação, aos 11min10s, quando Robinho passou para Bruno que, dentro da área, tirou do goleiro e diminuiu a diferença para 4 a 1.
Pouco depois, Bruno teve a chance de marcar outra vez, mas parou na defesa do goleiro Queixo. Apesar das tentativas, a equipe de Pernambuco não conseguiu encostar no placar e impedir os primeiros pontos passo-fundenses.
O próximo jogo será no dia 25, contra o Costa Rica, em Mato Grosso do Sul. O Passo Fundo ainda aguarda a definição da data do jogo de volta da semifinal da Taça Farroupilha - Região Norte contra o Guarany, em Espumoso. A partida foi adiada, pois o município também foi atingido pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul.