Assim como no primeiro turno da Divisão de Acesso, o Passo Fundo voltou a ser superado pelo Veranópolis com o mesmo placar. Debaixo de muita chuva, com o campo encharcado e pouca presença de público, o Tricolor não conseguiu ser eficiente no ataque e foi derrotado pelo time da Serra Gaúcha por 3 a 1.
A primeira grande chance do jogo foi do Veranópolis, que quase abriu o placar com Rômulo, que depois de uma confusão na grande área, chutou forte, muito perto do gol. O Passo Fundo tentou responder com Rafael Magalhães, que chutou de fora da área, mas a bola foi sem direção e foi para fora.
A chuva ficou ainda mais forte e mesmo assim o Passo Fundo encontrou espaços para investir em jogadas pela direita, envolvendo o lateral Augusto. Aos 28, ele cruzou para a grande área e Rafael Magalhães cabeceou e a bola passou perto do gol.
No entanto, os visitantes foram mais felizes no ataque. Aos 40, Alfredo chutou de fora da área, a bola desviou em Rômulo, enganou o goleiro Medina e o Veranópolis abriu o placar.
O segundo tempo veio e o Passo Fundo sofreu outro duro golpe. Aos 3 minutos, Ariel arriscou um chute de longe e marcou o segundo gol da equipe da Serra Gaúcha. O Veranópolis seguiu fatal no ataque. Em uma cobrança de falta, a bola foi lançada para a grande área e Léo Santos desviou para fazer 3 a 0, aos 20 minutos.
Um minuto depois, Rafael Magalhães recebeu a bola na entrada da área e chutou de primeira para descontar para o Tricolor. Logo em seguida, a torcida voltou a comemorar, depois de uma confusão dentro da área e Rafael Magalhães chutou para o gol. Porém, o juiz anulou que seria o segundo gol passo-fundense, marcando escanteio para o Passo Fundo.
O Tricolor passou a pressionar no ataque. Gabriel Guimarães teve a chance de descontar, mas concluiu mais uma vez para fora. Depois, o Passo Fundo seguiu em cima, mas a ansiedade do time era visível com muitas conclusões sem direção alguma.
Com a derrota, o Passo Fundo perdeu a vice-liderança do Grupo A, justamente para o Veranópolis. Ambos estão com 15 pontos, mas o time da Serra Gaúcha leva a melhor nos critérios de desempate. Agora, o Tricolor se prepara para enfrentar o Esportivo, em Bento Gonçalves, no domingo (23).